O Caseking Lab é um serviço da Globaldata dedicado à reparação e manutenção de equipamentos. Funciona desde outubro e situa-se na nossa loja do Porto. Ainda assim, podes enviar-nos os teus equipamentos onde quer que estejas. Um dos equipamentos com mais pedidos para reparação e manutenção no Caseking Lab são placas gráficas.

Imagem do Caseking Lab

Devido ao elevado preço das placas gráficas atualmente no mercado, existem muitos pedidos referentes a este tipo de hardware. Contudo, nem sempre é possível reparar uma placa gráfica.

Por vezes, os equipamentos informáticos não recebem o melhor tratamento e isso reflete-se no funcionamento e na aparência.

Limpeza de Placas Gráficas

Enquanto os processadores são o cérebro de um computador, as placas gráficas são o músculo. E como qualquer músculo sofrem desgaste. As placas gráficas são responsáveis por produzir os gráficos de um computador. São utilizadas para uma grande variedade de tarefas, como gaming, edição ou, mais recentemente, mining.

Como tal, são componentes que sofrem bastante com o tempo e necessitam da devida manutenção. Na seguinte galeria, é possível observar uma placa gráfica antes e depois de ser cuidadosamente limpa e cuidada.

Reballing de Placa Gráfica

O reballing de placas gráficas é um procedimento realizado no Caseking Lab. Este processo é uma técnica que permite a troca ou o reparo de chips do tipo BGA, a partir do recondicionamento das soldas que ligam o componente à placa. O reballing apenas é possível com profissionais capacitados que disponham de ferramentas específicas.

Imagem de reballing

Assim sendo, é necessário ainda explicar a que se refere a sigla BGA. Ball Grip Away é a interface que conecta o chip à placa. É composto por pontos de solda, que correspondem a uma bola feita de metal. O processo implica a aplicação de calor e a conexão dos terminais do chip aos contactos da placa.

Placa Gráfica com Artefactos

Neste caso, o problema que se verificou foi a presença de artefactos na gráfica. O sintoma deste problema é a reprodução de imagens com interferências, linhas de várias cores, entre outras.

Em primeiro lugar, desmontou-se a gráfica e limpou-se a pasta térmica e possíveis resíduos com álcool isopropílico, para proceder ao aquecimento na máquina de reballing. Colocou-se fluxo à volta do chip para facilitar o transporte após aquecer.

Preparado para o começo do reballing, o chip foi removido para arrefecimento. Limpou-se a solda do chip através do processo de estanhar (utilização de estanho novo para que o velho se junte e seja mais fácil de limpar) e, por fim, o uso de malha dessoldadora. Depois, procedeu-se ainda a uma limpeza ultrassónica. Assim, removeu-se o resto das impurezas.

Realizou-se então a recolocação das bolas de solda do chip, utilizando um template específico para cada versão. Com o chip pronto, fez-se o mesmo procedimento de estanhar na placa gráfica para que o chip pudesse ser fixado na motherboard.

Fizeram-se os devidos testes e verificou-se que se mantinha o mesmo problema. Em seguida, planeava-se o reballing das memórias da gráfica, mas uma das memórias danificou-se na remoção.

Foi necessária a encomenda de peças e até agora este caso ainda aguarda uma resolução para que a placa volte a ficar totalmente funcional.

Placa Gráfica sem Salvação

Por vezes, os equipamentos que nos chegam ao Caseking Lab estão num estado que já não permite uma reabilitação. Contudo, a nossa equipa de profissionais faz todos os diagnósticos possíveis para que se encontre uma solução.

No caso que vamos relatar a seguir, o diagnóstico foi mesmo a impossibilidade de salvar esta placa gráfica.

A gráfica chegou-nos sem reproduzir imagem. Utilizou-se um multímetro de avaliação da corrente, pois não havia corrente numa linha PCI. Em seguida, usou-se um injetor de voltagem e uma câmara térmica, para que fosse possível ver que componente aqueceria.

Imagem da verificação térmica

Verificou-se que o chip da placa gráfica aquecia demasiado e, por isso, concluiu-se que o chip estava avariado. A placa gráfica viu os seus últimos dias.

A reparação de placas gráficas é um hábito comum no Caseking Lab e implica uma equipa de profissionais à altura do pretendido.

Caso pretendas conhecer e saber como funciona o serviço do Caseking Lab podes consultar todas as informações através do site aqui.

0 0 votes
Classificação do Artigo
Subscrever
Notify of
guest
0 comentários
Inline Feedbacks
View all comments