As presentes condições gerais de venda em baixo detalhadas (aqui designadas como “condições gerais”) regulam as relações contratuais entre qualquer cliente e a

GLOBALDATA 21 – Comércio de Produtos Informáticos, SA

As condições gerais de venda são as únicas aplicáveis e substituem todas as outras condições, excepto prévio acordo, expresso e por escrito.

A GLOBALDATA 21, SA pode pontualmente modificar certas disposições de suas condições gerais.

Considera-se que ao validar um pedido, o cliente está facilmente a aceitar as nossas condições gerais de venda.

Toda a cláusula que acompanhe um pedido do Cliente ou qualquer outro documento (tal como condições gerais de compra do cliente), que esteja em oposição com as presentes condições gerais, não será admitida pela GLOBALDATA 21, SA.

Para maior comodidade dos clientes a GLOBALDATA 21, SA disponibiliza os seguintes meios para efectuar encomendas:

  1. Por escrito, dirigido ao departamento comercial da GLOBALDATA 21, SA, através do número 21 841 41 99;
  2. Por escrito via e-mail através do info@globaldata.pt;
  3. Por telefone, para os números 21 841 41 90/1/2/3/4, 91 220 40 90;
  4. Através da página na Internet – www.globaldata.pt, no caso de adesão prévia a este serviço;
  5. Pessoalmente, nas instalações da GLOBALDATA 21, SA, sita em:
    Lisboa, na Avenida Afonso Costa nºs 25/26 – B, 1900-720 Lisboa, com o seguinte horário de funcionamento: de segunda a sexta das 10:00 (Dez) ás 20:00 (Vinte) ao sábado das 10:00 (Dez) ás 18:00 (Dezoito). Encerra ao domingo;
    Porto, na Rua de Gonçalo Cristóvão, nº132, 4000-264 Porto, com o seguinte horário de funcionamento: de segunda a sexta das 10:00 (Dez) ás 20:00 (Vinte) ao sábado das 10:00 (Dez) ás 18:00 (Dezoito). Encerra ao domingo;
  6. A GLOBALDATA 21, SA, irá guardar a sua encomenda pelo prazo máximo de 5 dias úteis. Ao fim desse prazo, será contactado para determinar se pretende continuar com a encomenda ou não. Em caso de impossibilidade de contacto a sua encomenda será cancelada.
  7. Encomenda de produtos fora do site, necessitam de confirmação e pedido prévio através de e-mail, sendo necessário o pagamento de um sinal de 50% (não reembolsável).

Os preços dos produtos apresentados para venda em território nacional pela GLOBALDATA 21, SA, são facturados em euros e incluem o IVA à taxa legal em vigor na data do registo da encomenda. Os preços são válidos salvo erro tipográfico.
Visto que os preços dos componentes sofrem alterações diárias, as propostas de cliente são válidas apenas por 5 dias.

Excepto condições especiais que devem ser objecto de um acordo prévio escrito, as condições de pagamento da GLOBALDATA 21, SA são as seguintes:

  1. através de numerário;
  2. através de multibanco/VISA;
  3. Por cheque até ao valor de € 150.00 – Cento e cinquenta euros, sujeito ás condições a estabelecer casuisticamente, ou cheque de valor superior com a entrega do material após boa cobrança.
  4. Por cheque visado;
  5. A crédito, através de pedido efectuado a entidades financeiras legalmente estabelecidas para esse efeito, no escrupuloso cumprimento do regime aplicável (Decreto – Lei n.º 359/91, de 21 de Setembro de 1991, Directiva Comunitária n.º 90/88/CE, de 22 de Dezembro de 1988, Decreto – Lei n.º 101/2001, de 02 de Junho de 2001, – Decreto – Lei n.º 62/2006, de 03 de Maio de 2006);

Todas as condições de pagamento deverão ser submetidas a um acordo preliminar do Departamento Financeiro da GLOBALDATA 21, SA.

A montagem e testes de computadores é um serviço pago:

  • MONTAGEM DE PC SEM INSTALAÇÃO DE SOFTWARE – 15.00€
  • MONTAGEM DE PC COM INSTALAÇÃO DE SOFTWARE – 30.00€

Montagem em caixa de acrílico acresce 15.00€.

As montagens de computadores necessitam sempre de um adiantamento de 50€ (não reembolsável). Este poderá ser efectuado por transferência bancária ou directamente na loja.

Os computadores montados na GLOBALDATA 21, SA fazem-se seguir por um controlo de qualidade anexo à factura do cliente.

A(s) factura(s) é(são) o(s) documento(s) comprovativo(s) da(s) quantidade(s) de produto(s) enviado(s).

Assim, o cliente deverá, assim que receber o(s) produto(s), assegurar que o volume se encontra em bom estado.

Caso contrário, como por exemplo volume danificado, indícios de maus tratos ou de violação do invólucro, deverá reclamar por escrito na guia de transporte no acto da recepção e participar à GLOBALDATA 21, SA a respectiva ocorrência para os respectivos fins, através do e-mail rmas@globaldata.pt.

Para todas as encomendas efectuadas on-line, o cliente suporta os custos de envio.

Para as encomendas efectuadas on-line, com valor superior a 250€ até 30Kg, pagas por transferência bancária a GLOBALDATA 21, SA suporta os custo de envio, excepto para as ilhas e clientes de revenda.

A GLOBALDATA 21, SA satisfaz as encomendas dos clientes no que respeita ao continente entre o 2.º dia e 3.º dia útil à encomenda e, caso exista disponibilidade dos produtos em stock.

Este prazo de entrega poderá ser diferente, caso a encomenda seja referente a um computador com montagem. Nesse caso, acresce o tempo de montagem ao prazo de entrega. Este tempo de montagem varia consoante a carga de trabalho na linha de montagem da GLOBALDATA 21, SA e deverá ser consultado directamente connosco.

No caso de rupturas de stock, o cliente será contactado no sentido de ser informado sobre prazos de entrega ou de lhe serem apresentadas alternativas ao equipamento solicitado.

Se o(s) produto(s) recebido(s) não estiver(em) em conformidade com a Factura, o Cliente deverá alertar a GLOBALDATA 21, SA nesse momento ou no prazo máximo de 7 (Sete) dias úteis a contar da recepção do produto, ou 15 ( Quinze) dias úteis no caso de os produtos terem sido encomendados on-line e enviados por transportadora para o cliente, acompanhado de cópia da Factura, que deverá ser enviada em conjunto com a respectiva reclamação.

Qualquer reclamação relativa ao(s) produto(s) deverá estar acompanhada de uma cópia do(s) produto(s), especificando a falta de informação; a insuficiência de informação; a ilegibilidade ou ambiguidade que não permita ao Cliente a utilização adequada do(s) produto(s), bem(bens) ou do(s) serviço(s) e que o(s) produto(s) se encontra(m) no estado original (em perfeito estado de conservação e completo, isto é, embalagem, manuais, cabos, acessórios, etc.), defeito e, caso seja necessário comprovar este defeito, deverá enviar o produto com respectivo invólucro de origem com as referências úteis para a identificação.

Decorrido o período de 7 (Sete), ou 15 (Quinze) dias úteis sobre a entrega do(s) produto(s), qualquer reclamação será sujeita a apreciação prévia da GLOBALDATA 21, SA, que poderá ser aceite ou não, consoante apreciação do Departamento Técnico.

Nenhuma reclamação será admitida se as condições supra expostas não forem escrupulosamente respeitadas.

Os produtos vendidos só poderão ser devolvidos após acordo preliminar e por escrito da GLOBALDATA 21, SA.

Não existe nenhum artigo na Lei Portuguesa que contemple a devolução de artigos comprados directamente na loja física, excepto se for quebrado o direito de informação. Por exemplo: Se o vendedor na loja disser que um produto tem a característica A e comprar o produto baseado nessa informação, e ao chegar a casa confirmar que não tem essa a característica, foi quebrado o direito de informação. O cliente pode nesse caso devolver o produto.

Todos os produtos encomendados através do Portal, Email ou na loja, que não estejam listados no site (ou seja, que tenham sido encomendados especificamente por pedido), não são possíveis de se devolver.

Todos os produtos devolvidos à GLOBALDATA 21, SA devem estar em perfeito estado e cuidadosamente acondicionados nos seus volumes/embalagens de origem, sem qualquer modificação de suas referências e de seus números de série.

As respectivas etiquetas devem estar intactas, permitindo a sua eventual revenda.

O cliente tem 14 dias para efectuar a resolução de contrato (Devolver o produto) sem apresentar qualquer justificação. Atenção que apenas se aplica a vendas enviadas por transportadora.

A GLOBALDATA 21, SA só aceitará a resolução de contrato se o produto for devolvido intacto, sem a embalagem danificada ou qualquer outro tipo de dano.

Para utilizar o direito de livre solução, o cliente poderá entrar em contacto com o Departamento de RMA da GLOBALDATA 21, SA através de carta registada, FAX ou e-mail (rmas@globaldata.pt).

Depois da confirmação da devolução pela GLOBALDATA 21, SA ao cliente, deverá expedir o(s) produto(s) para: Av. Afonso Costa, Lote 25/26, Loja B, 1900-032 Lisboa. Após confirmação pela GLOBALDATA 21, SA do estado do(s) produto(s), será emitida uma nota de crédito pelo valor integral do produto, sendo que desejar a devolução do valor em causa deverá fazer chegar o seu IBAN.

Se o cliente optar pelo reembolso, este será efectuado por cheque ou tranferência bancária.

Os produtos comercializados pela GLOBALDATA 21, SA aos Clientes considerados consumidores (cfr. artigo 2.º ) beneficiam de uma garantia de conformidade durante o prazo de 2 (Dois) anos a contar da data de entrega do bem vendido (Lei n.º 24/96, de 31 de Julho de 1996. Directiva comunitária n.º 99/44/CE, de 25 de Maio de 1999, Decreto – Lei n.º 67/2003, de 08 de Abril de 2003, diplomas relativos a certos aspectos da venda das garantias de bens de consumo).

Para alem da garantia anunciada, produtos específicos têm um período de garantia extra. A GLOBALDATA 21, SA poderá, se esse for o desejo do cliente, efectuar o pedido de reparação junto da marca, sendo que os custos de transporte ficarão a cargo do cliente.

A garantia não se aplica ao conserto de problemas resultantes de uma causa externa ao produto (por exemplo, acidente, choque, raio, queda de energia…), do uso ou de instalação não conforme as especificações do fabricante, utilização prejudicial à boa conservação do produto, de utilização de carácter comercial ou colectivo, da utilização de periféricos, acessórios ou de consumíveis inadaptados.

Todas as baterias de portáteis têm apenas 1 ano de garantia. Consulte-nos antes da compra, para ter a certeza do prazo de garantia da bateria do portátil que procura.

As garantias aos produtos comercializados pela GLOBALDATA 21, SA não cobrem:

  • A substituição de consumíveis, (tinteiros, baterias);
  • A utilização não conforme dos produtos (ler atentamente o manual de utilização fornecido com os produtos);
  • As avarias e as consequências relacionadas à intervenção de uma empresa não autorizada pela GLOBALDATA 21, SA
  • As avarias e as consequências relacionadas à utilização não conforme ao qual o produto é destinado (utilização profissional, colectiva.)
  • As avarias e ás consequências relacionadas a toda a causa externa.

Produtos abrangidos pelo prazo de garantia.

Para efeitos de garantia o cliente deverá enviar/entregar na GLOBALDATA 21, SA, o(s) produto(s) com :

  • Etiqueta(s) de número de serie intacta(s). A remoção ou alteração das etiqueta(s) com numero(s) de série, inviabiliza de imediato a garantia;
  • Caixa original do produto(s) com respectivos manuais e acessórios;
  • Factura de compra ou cópia da mesma

D.O.A. (Dead on Arrival)

Todos os produtos adquiridos à menos de 5 (cinco) dias úteis, com defeito ou avaria serão designados como DOAs. (Dead on Arrival), os DOAs são verificados para confirmação da avaria, assim que entregues nas instalações da GLOBALDATA 21, SA.

A única intervenção com prioridade sobre um DOA é outro DOA com PAT ( Pedido de Assistência Técnica ) com data/hora anterior.

Após confirmação da avaria, a GLOBALDATA 21, SA, e sendo impossível a reparação em um prazo de 5 (cinco) dias, procederá à substituição salvo ruptura de stock.

Em caso de ruptura de stock a GLOBALDATA 21, SA informará o cliente sobre o prazo de entrega de produto igual ou a troca por outro produto semelhante.

Em relação a portáteis o prazo de reparação/substituição poderá variar de marca para marca. Cada caso será visto singularmente. Por exemplo em portáteis Toshiba a marca só aceita DOA em 24h após a compra, e a reparação/substituição pode ir até 6 dias.

R.M.A. (Remessa De Material Avariado)

Os produtos que se encontram abrangidos pelo prazo de garantia, após confirmação do defeito pelo Departamento Técnico serão objecto de: reparação ou substituição.

Não sendo tecnicamente aconselhável a reparação, ou a substituição do produto defeituoso por parte do Distribuidor/Marca, será emitida pela GLOBALDATA 21, SA uma Nota de Crédito pelo mesmo valor do (s) produto (s) defeituoso (s), com 60 (Sessenta) dias de validade.

A solução para o cliente, legalmente terá que ser apresentada em 30 dias.

Produtos fora de garantia

No caso do(s) produto(s) cujo o prazo de garantia já expirou, ser colocado para reparação na GLOBALDATA 21, SA, caso o orçamento não seja aceite pelo Cliente, a GLOBALDATA cobrará ao Cliente a importância de €25.00 – Vinte e cinco euros, excepto no que tange a portáteis, cujo o valor é dado no acto da entrega do equipamento para reparação, para pagar os custos relativos ao diagnóstico efectuado.

Em caso algum a GLOBALDATA 21, SA poderá ser responsabilizada por danos, programas, software ou parametrizações instaladas nos produtos entregues para assistência.

A GLOBALDATA 21, SA, informa os seus cliente, para levantamentos de PATs resolvidos, por todos os meios ao seu dispor (telefone, telemóvel e e-mail).

O prazo máximo para levantamento desses equipamentos é de 6 meses. Findo esse período o equipamento será destruído.

Caso seja detectado o abuso de bugs (exploits) ao efectuar encomendas de produtos ou serviços através do nosso website, serão automaticamente canceladas e restituídos os valores pagos por parte do cliente.

Se o “exploit” for repetido mais do que uma vez, reserva-se o direito da GLOBALDATA 21, apagar a conta desse cliente sem que lhe sejam devolvidos os pontos ou informação de encomendas antigas.

Danos causados durante o transporte para a GLOBALDATA 21, SA são da responsabilidade do cliente.

Se a avaria reportada pelo cliente não se verificar, o(s) produto(s) será(ão) enviado(s) com os custos de envio a serem suportados pelo cliente.

Se durante os teste se verificar alguma intervenção por parte do cliente, que inviabilize a garantia, o(s) produto(s) será(ão) enviado(s) com custos de envio a serem suportados pelo cliente.

A GLOBALDATA 21, SA tem à sua disponibilidade um serviço de RMA Express para produtos seleccionados onde garante a substituição do seu equipamento em 24h durante toda a vigência dos seus dois anos de garantia.

Na altura da aquisição do produto, o cliente poderá optar em subscrever o serviço de RMA Express, sendo a taxa apresentada no nosso site.

Em caso de avaria do produto, e a consequente confirmação pelo departamento técnico (em um prazo máximo de 3h dentro do funcionamento do mesmo), o produto avariado será substituído por um modelo idêntico ou superior. Em caso de ruptura de stock de ambas as soluções, e não for possível substituir o equipamento em três dias úteis, será devolvido o valor do RMA Express.

O RMA Express e a garantia do produto será negada em caso de má instalação/utilização, modificação do produto não autorizado pelo fabricante ou apresente danos físicos.

É necessário a entrega da caixa e todos os acessórios/manuais do produto.

Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CACCL – Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa
E-mail: juridico@centroarbitragemlisboa.pt
Site: http://www.centroarbitragemlisboa.pt

CICAP – Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto
E-mail: cicap@cicap.pt
Site: http://www.cicap.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor www.consumidor.pt.