Quase uma década após a sua primeira tentativa, a Valve está de volta ao mercado de hardware de sala de estar, e desta vez, parece que acertaram em cheio. A empresa por trás da Steam e do sucesso estrondoso da Steam Deck acaba de anunciar a nova Steam Machine, um PC/Consola que promete transformar a tua experiência de gaming no conforto do teu sofá.

Se a primeira Steam Machine falhou por estar à frente do seu tempo (com um SteamOS ainda imaturo), a nova máquina chega num momento de maturidade do seu ecossistema, impulsionada pelo sucesso do handheld da Valve. A promessa é clara: trazer a biblioteca completa da Steam para o ecrã grande com o desempenho que os jogos AAA merecem.

A Valve não anunciou apenas a máquina; revelou um trio de hardware com lançamento previsto para 2026: a nova Steam Machine, o renovado Steam Controller e o headset de Realidade Virtual Steam Frame.
Mas o que realmente capta a atenção é o salto de poder. De acordo com a Valve, a nova Steam Machine é mais de 6 vezes mais potente que a Steam Deck.
O que faz da Steam Machine 6x mais potente?
A Steam Machine apresenta-se num formato ultra-compacto, um cubo elegante de aproximadamente 15-16 cm, projetado para se misturar discretamente sob a tua televisão. Mas não te deixes enganar pelo tamanho; o seu interior é puro poder de PC de última geração:
Especificações
| Componente | Especificações | Detalhes |
| CPU | AMD Zen 4 (6C/12T) | Até 4.8 GHz |
| GPU | AMD RDNA 3 (28 CUs) | 8GB GDDR6 VRAM |
| Desempenho | Suporta 4K a 60 FPS com FSR. | Suporte para Ray Tracing |
| Memória | 16GB de RAM DDR5 | Velocidade e eficiência para gaming moderno |
| Armazenamento | Modelos de 512GB ou 2TB NVMe SSD | Slot para cartão microSD de alta velocidade |
Este conjunto de especificações coloca a Steam Machine num patamar de desempenho que, segundo os primeiros hands-on, a faz competir diretamente com consolas de ponta, posicionando-se algures entre a Xbox Series S e a PlayStation 5. É um PC gamer poderoso, mas com a simplicidade de uma consola.

Conectividade e I/O
- Vídeo: DisplayPort 1.4 (até 4K @ 240Hz / 8K @ 60Hz) e HDMI 2.0 (até 4K @ 120Hz), ambos com suporte para HDR e FreeSync.
- Rede: Wi-Fi 6E e Ethernet Gigabit.
- Portas: Um USB-C 3.2 Gen 2, duas portas USB-A 3.2 frontais e duas USB-A 2.0 traseiras.
- Estética: Uma barra LED personalizável no corpo reflete o estado do sistema (como o progresso de downloads).
O Ecossistema Steam
O verdadeiro trunfo desta segunda geração é o software. A Steam Machine corre o SteamOS 3, o sistema operativo baseado em Linux que a Valve otimizou exaustivamente para a Steam Deck.
Experiência Consola:
Graças ao SteamOS, a máquina oferece funcionalidades esperadas numa consola, como o Modo Suspensão/Retomada Rápida e as Gravações na Steam Cloud. É um sistema plug-and-play focado em gaming.
Flexibilidade PC:
Por baixo da capa, continua a ser um PC. Isto significa que os utilizadores podem instalar outros sistemas operativos (como Windows) e launchers (Epic Games Store, GOG Galaxy, etc.), mantendo a liberdade que a plataforma PC oferece.
O Novo Steam Controller:
A máquina será vendida num bundle com o novo Steam Controller, que foi completamente redesenhado. Agora com joysticks TMR (resistentes a drift) e quatro motores hápticos HD, o comando oferece feedback tátil de alta fidelidade e até permite ligar a Steam Machine e a TV através de wireless.
O Novo Steam Controller: Mais Preciso e Háptico
O Steam Controller regressa completamente redesenhado, incorporando as lições aprendidas com a primeira versão, e com a Steam Deck. A mudança mais notável é a inclusão de dois joysticks analógicos de tamanho padrão, resolvendo uma das maiores críticas do modelo original.

Os destaques do novo comando:
- Anti-Drift: Os joysticks usam a tecnologia TMR (Tunneling Magnetoresistance), uma mudança que visa eliminar o problema crónico de drift encontrado em muitos comandos no mercado.
- Hápticos HD: O feedback tátil foi bastante melhorado, contando com quatro motores hápticos LRA no total. Dois motores dedicados nos trackpads fornecem feedback tátil de alta definição para simular o clique e o movimento, e outros dois motores de alta potência nos punhos oferecem vibração tradicional.
- Controles Avançados: Mantêm-se os dois trackpads de 32,5 mm (agora com sensibilidade à pressão) e foram adicionados quatro botões traseiros configuráveis, oferecendo aos utilizadores a flexibilidade e mapeamento de botões de que necessitam.
- Integração Total: O comando funciona com uma latência ultrabaixa de apenas ~8ms, graças ao adaptador wireless de 2.4 GHz integrado na Steam Machine. A sua funcionalidade permite ainda ligar e desligar a consola (e até mesmo a TV) diretamente.
O Desafio: Preço e o Mercado de Consolas
Com um lançamento apontado para o início de 2026, a Steam Machine vai entrar diretamente na luta contra a PlayStation e a Xbox (e potencialmente contra uma PS5 Pro ou a próxima geração da Xbox).
A grande questão, e o fator decisivo, é o preço. A Valve ainda não o revelou. Se for precificada de forma agressiva para competir com as consolas de próxima geração, tem duas grandes vantagens:
- Jogos Mais Baratos: Acesso às promoções históricas e preços mais baixos da Steam, eliminando a necessidade de pagar o preço por inteiro de uma consola + jogos.
- Biblioteca Imediata: Milhões de gamers já têm uma vasta biblioteca na Steam que funcionará out of the box.
No entanto, a concorrência tem os seus exclusivos. A Valve está a apostar na universalidade do PC e na sua experiência de software melhorada.
Uma Aposta Vencedora?
A nova Steam Machine não é apenas uma segunda tentativa; é o culminar dos anos de trabalho da Valve no SteamOS e hardware portátil.
Ao oferecer um poder 6x superior à sua máquina mais vendida, num formato compacto e com a flexibilidade do PC, a Valve pode finalmente ter encontrado o equilíbrio perfeito para dominar a sala de estar. O palco está montado para um grande confronto no mercado de hardware em 2026.

E tu? Vais trocar a sua consola pela flexibilidade e poder da nova Steam Machine? Deixa a tua opinião nos comentários! ⤵️



