2025 foi certamente um ano cheio de altos e baixos para o gaming, com alguns títulos incríveis a serem lançados. Vimos sucessos enormes e alguns flops, mas o ano foi encerrado com mais uma edição espetacular do Game Awards.

Pelo terceiro ano consecutivo, voltamos ao Peacock Theatre, em Los Angeles, onde 30 prêmios foram entregues para reconhecer o trabalho árduo dos criativos por trás dos nossos jogos favoritos. Não podemos cobrir tudo aqui, mas vais poder encontrar todos os vencedores no site do Game Awards. Ah, e é claro, houve muitos trailers para nos deixar ansiosos pelo que o futuro nos reserva de 2026 para a frente.
Melhor entrada Indie
Não podemos falar sobre o The Game Awards sem mencionar a categoria que deu o que falar muito antes mesmo do vencedor ser anunciado. Com o desenvolvedor de Megabonk a retirar o seu jogo da disputa, ficámos com Blue Prince, Clair Obscur: Expedition 33, Despelote e Dispatch a disputar o prêmio.

E o Vencedor foi…
Clair Obscur: Expedition 33
Não é surpresa que Clair Obscur tenha ganho este prémio. Foi uma lufada de ar fresco, demonstrando o enorme potencial que os jogos independentes de menor dimensão têm.
Melhor Direção Artística
Os jogos nomeados para Melhor Direção de Arte podem usar estilos diferentes. O que todos eles têm em comum é a criação de mundos imersivos que adoramos explorar. Os nomeados para este prémio são Clair Obscur: Expedition 33, Death Stranding 2: On the Beach, Ghost of Yōtei, Hades II e Hollow Knight: Silksong.

E o Vencedor foi…
Clair Obscur: Expedition 33
Se conheces a história de Clair Obscur, sabes como a arte é intrínseca ao jogo. Obviamente, a Sandfall Interactive tinha de acertar na direção artística, o que certamente conseguiu, o que lhes ganhou este prémio.
Melhor Trilha Sonora e Música
Além da direção artística, o maior contribuinte para atrair-te para os teus jogos favoritos é a música. Uma trilha sonora épica pode levár-te a mergulhar profundamente nos teus sentimentos num instante. Na disputa pelo prêmio de Melhor Trilha Sonora e Música estiveram Christopher Larkin por Hollow Knight: Silksong, Darren Korb por Hades II, Lorien Testard por Clair Obscur: Expedition 33, Toma Otowa por Ghost of Yōtei e Woodkid e Ludvig Forssell por Death Stranding 2: On the Beach.

E o Vencedor foi…
Lorien Testard – Clair Obscur’s
De Lumière a Une vie à t’aimer, desafio-te a encontrar uma música ruim na trilha sonora de Clair Obscur. Um prémio excepcionalmente merecido para Lorien Testard.
Melhor Desempenho
Por trás de cada personagem que adoras ou adoras odiar, há um ator a dar o seu melhor. Com uma atuação imponente, um personagem pode ficar na tua memória para o resto da vida, então é justo que as pessoas que emprestam as suas vozes e até mesmo fazem a captura de movimentos recebam reconhecimento. Assim, este ano, os nomeados para Melhor Desempenho são Ben Starr – Clair Obscur: Expedition 33, Charlie Cox – Clair Obscur: Expedition 33, Erika Ishii – Ghost of Yōtei, Jennifer English – Clair Obscur: Expedition 33, Konatsu Kato – Silent Hill e Troy Baker – Indiana Jones and the Great Circle.

E o Vencedor foi…
Jennifer English – Clair Obscur’s
Maelle embarca numa grande jornada durante a expedição e, graças à incrível atuação de Jennifer English, tu acreditas em cada segundo dela. Portanto, é mais do que justo que ela tenha levado o prémio de Melhor Atuação.
Melhor Adaptação
Percorremos um longo caminho desde os dias sombrios em que uma adaptação de um videojogo era, muito provavelmente, um produto barato. Agora, podemos ver adaptações a bater recordes de bilheteira e a liderar regularmente as audiências. Na disputa pelo prémio de Melhor Adaptação deste ano estão Minecraft, Devil May Cry, Splinter Cell: Deathwatch, The Last of Us: Season 2 e Until Dawn.

E o Vencedor foi…
The Last of Us: Temporada 2
Tenho a suspeita de que os jurados da categoria Melhor Adaptação talvez não sejam da Gen Z, por isso não aderiram à tendência do Chicken Jockey. Assim, conseguiram distanciar-se do mega hype do filme Minecraft para premiar a Melhor Adaptação com a fascinante Last of Us: Season 2.
Inovação em Acessibilidade
Como gamers, queremos partilhar o nosso passatempo favorito com o maior número de pessoas possível. É por isso que adoramos ver os avanços que estão a ser feitos na indústria para tornar este mundo mais acessível. Os jogos nomeados para o prémio Inovação em Acessibilidade deste ano foram Assassin’s Creed Shadows, Atomfall, DOOM: The Dark Ages, EA Sports FC 26 e South of Midnight.

E o Vencedor foi…
DOOM: The Dark Ages
Embora não se espere que um FPS seja o melhor exemplo de jogo acessível, a id Software incluiu no DOOM: The Dark Ages várias opções para ajudar mais pessoas a jogar. Desde fontes escaláveis e ampliação do ecrã, que tornam a interface do utilizador mais simples de usar, até modos de alto contraste para facilitar a identificação dos demónios. Assim, DOOM: The Dark Ages mereceu este prémio.
Mais Antecipados
Embora este ano tenha sido certamente emocionante no que diz respeito aos jogos, não podemos deixar de querer mais. Assim, o prémio Mais Antecipado é o reflexo perfeito dos jogos que mal podemos esperar para ter nas nossas mãos. Os nomeados para este prémio este ano foram 007 First Light, Grand Theft Auto VI, Marvel’s Wolverine, Resident Evil Requiem e The Witcher IV.

E o Vencedor foi…
GTA VI
É seguro dizer que o mundo dos jogos ficou em frenesi à espera deste jogo, especialmente com todos os atrasos! Portanto, nunca houve dúvidas de que GTA VI levaria o prémio de Mais Antecipado.
Jogo do Ano de 2025
A estrela da noite é, obviamente, o prémio Jogo do Ano. Este prémio reconhece o jogo que se destacou em todos os aspetos, desde a bela direção artística até à jogabilidade. Se pensarmos no ano que passou, tivemos alguns jogos realmente fantásticos, por isso não invejo os jurados que vão tentar escolher um vencedor entre estes concorrentes dignos! Os jogos nomeados para Jogo do Ano são Clair Obscur: Expedition 33, Death Stranding 2: On the Beach, Donkey Kong Bananza, Hades II, Hollow Knight: Silksong e Kingdom Come: Deliverance II.

E o Vencedor foi…
Clair Obscur: Expedition 33
Foi uma noite incrível para a Sandfall Interactive, com o seu primeiro jogo a arrasar nos Game Awards, ao levar nove prémios no total. Claro que o destaque da noite foi Clair Obscur: Expedition 33, que levou o maior troféu da noite, o cobiçado prémio do Jogo do Ano!
Trailers que nos deixaram entusiasmados
Embora a entrega de prémios a todas as pessoas que trabalham arduamente na indústria do gaming possa nos deixar com uma sensação agradável, para sermos honestos, não é bem isso que mais nos entusiasma durante as Game Awards. Não, essa honra cabe à variedade de trailers que serão lançados no próximo ano, que recebemos todos os anos. Por isso, reunimos uma pequena seleção dos que mais despertaram o nosso interesse.
Aproveita estes jogos e muito mais com a Globaldata
Se este programa incrível o inspirou a mergulhar no mundo dos jogos, mas não tens o hardware necessário para isso, a Globaldata.pt tem a solução! Temos em stock uma vasta gama de PCs e portáteis gaming, com modelos para todos os orçamentos, que permitem jogar facilmente estes jogos e muito mais!

Concordas com os vencedores? Algum dos trailers exibidos deixou-te animado para o futuro?
Alguma ideia de quais jogos podem ser indicados para um prémio no próximo ano? Deixe a tua opinião na seção de comentários abaixo. ⤵️



