O primeiro evento do ano da Apple, Peek Performance, decorreu no passado dia 8 e contou com algumas novidades. Destacam-se o novo iPhone SE, o smartphone low cost da marca e o iPad Air com muitas melhorias a nível de hardware. Além disso, a empresa norte-americana apresentou o chip M1 Ultra, o mais poderoso até agora e o Mac Studio, um novo computador com foco no trabalho.

Imagem do Mac Studio da Apple

iPhone SE 5G

O smartphone low cost da Apple foi apresentado com upgrades significativos. O iPhone SE tem o mesmo design do anterior, mantendo o botão abaixo do ecrã e permitindo o desbloqueio através da impressão digital. Contudo, este telemóvel suporta a rede 5G e está equipado com o SoC A15 Bionic.

Imagem do iPhone SE 5G da Apple

Assim, o novo iPhone SE é compatível com toda a tecnologia de IA que a Apple criou. Possui uma nova câmara de 12MP com Deep Fusion, o que lhe permite reconhecer imagens e texto.

O desempenho do novo iPhone SE é mais rápido, tanto a níveis de CPU como de GPU.

iPad Air

Tal como os rumores sugeriam, a Apple apresentou uma renovação de uma das suas séries de tablets. O iPad Air tem o seu hardware melhorado e novas funcionalidades. Entre elas, estão o 5G e o novo SoC M1, que lhe garante um desempenho ainda mais poderoso.

Imagem do iPad Air da Apple

O novo SoC, garante um rendimento 60% melhor e uma eficiência energética mais eficaz – a bateria tem capacidade para durar um dia inteiro (claro está, dependendo do uso). A placa gráfica também é superior, com um rendimento duas vezes melhor. Agora com uma porta USB-C, é mais rápido transferir dados.

As câmaras foram atualizadas. O novo iPad Air tem uma câmera frontal de 12MP ultrawide que grava vídeos a 4K e suporta a funcionalidade de Center Stage. É compatível com o Smart Keyboard e com o Magic Keyboard, assim como com o Apple Pencil de 2ª geração.

M1 Ultra

A Apple apresentou no evento Peek Performance um novo SoC, o mais poderoso até agora. Juntou dois SoC M1 Max à arquitetura UltraFusion e criou o M1 Ultra.

Assim sendo, o M1 Ultra tem 20 núcleos de CPU, 64 núcleos de GPU e até 128GB de memória RAM. A empresa norte-americana assegurou que o M1 Ultra tem melhor desempenho do que um PC com 16 núcleos de CPU, utilizando menos energia.

A Apple excedeu-se no desempenho do M1 Ultra e ultrapassou tudo o que criou até ao momento.

Este SoC serve assim outra das novidades também apresentadas no evento – o novo Mac Studio.

Mac Studio

O Mac Studio, com o novo SoC M1 Ultra, é um computador de alta performance, situando-se nos topos de gama da Apple. Existem duas versões disponíveis – com o SoC M1 Max ou com o novo M1 Ultra.

A versão com o M1 Max tem um CPU de 10 núcleos, GPU até 32 núcleos, até 64GB de memória RAM e 400GB/s de largura de banda de memória. Por outro lado, a versão com o M1 Ultra tem um CPU de 20 núcleos, GPU até 64 núcleos, até 128GB de memória RAM e 800GB/s de largura de banda da memória.

Imagem do Mac Studio da Apple

A Apple garantiu que este supercomputador se pode conectar a quatro monitores Pro Display XDR e uma televisão 4K. Possui uma saída de auscultadores compatível com equipamentos de alta impedância ou colunas amplificadas.

Em termos de comparação, o Mac Studio é superior ao Mac Pro. A empresa norte-americana revelou que é 80% mais pequeno do que Mac Pro e 3,4 vezes mais rápido do que qualquer iMac. Além disso, o Mac Studio contém um sistema de arrefecimento poderoso que permite aos processadores M1 Max e M1 Ultra um rendimento elevado com o mínimo de ruído.

O monitor Studio Display de 17”, 5K suporta VESA e tem uma câmara de 12 MP (com suporte para o Center Stage). Possui ainda um sistema de 6 microfones, 4 woofers e 2 tweeters. A Apple adiantou que o Mac Studio pode reproduzir 18 conteúdos de vídeo em 8K Pro Res.

A Apple aproveitou o evento Peek Performance para apresentar novas cores dos iPhones 13. As novas cores são o verde e o verde alpino.

1 1 vote
Classificação do Artigo
Subscrever
Notify of
guest
0 comentários
Inline Feedbacks
View all comments