O CES 2022 esteve a decorrer de dia 5 a 7 de janeiro e teve a presença de grandes marcas tecnológicas. Ao longo do evento foram anunciadas grandes novidades para o decorrer deste ano. Neste artigo, apresentamos alguns dos maiores anúncios do evento de tecnologia. Algumas marcas não marcaram presença devido às condições pandémicas.

Novos processadores, laptops, smartphones ou novas placas gráficas fizeram parte das novidades que criaram grande expectativa.

Ryzen 6000 e 12º Geração Mobile

Este ano, esperam-se novos processadores para portáteis da Intel e da AMD. A Intel anunciou os novos chips de arquitetura híbrida de 12ª geração. Os Alder Lake para computadores portáteis devem rivalizar com os M1 Max do MacBook Pro.

Ao mesmo tempo, a AMD fez um anúncio ainda mais entusiasmante – os Ryzen 6000 para laptops. Esta nova geração oferece um desempenho duas vezes superior em gaming e 2.3 vezes superior em renderização 3D. Além disso, e apesar de partilharem a mesma arquitetura dos Ryzen 5000, os novos chips suportam DDR5.

Imagem de processador AMD Ryzen 6000

A AMD anunciou ainda que os processadores Ryzen 6000 têm núcleos gráficos RDNA 2 – os mesmos utilizados nas placas gráficas RX 6000 da AMD. Assim, vamos assistir a uma enorme melhoria de rendimento.

Alienware 34 QD-OLED

O monitor Quantum Dot OLED da Alienware é outro dos grandes anúncios da CES 2022. Combina o melhor dos QLED e OLED, e produz uma das melhores imagens a que já se assistiu num monitor de gaming. É um monitor curvo, de 34” e resolução 3440×1400.

Já assistimos a várias TVs de 55” disfarçadas de monitores de gaming. Contudo, este caso é diferente. Tem a tecnologia visual das melhores televisões, proporcionando imagens ricas, nítidas e cheias de cor.

Imagem de monitor da Alienware

Com este anúncio da Alienware, é possível que sejam anunciados outros monitores, com 32″ e 27” ao longo do ano, trazendo a melhor tecnologia de display das televisões para o mercado do gaming.

RTX 3050 e RX 6500 XT

A Nvidia aproveitou o CES 2022 para anunciar novas placas gráficas. O foco principal estava obviamente nas RTX 3090 Ti e, sem dúvida, chamou a atenção de muita gente. No entanto, o nosso destaque vai para a gama mais baixa e para os lançamentos das RTX 3050 e RX 6500 XT esperados para o final de janeiro. A tendência tem sido ignorar as placas gráficas mais económicas mas este anúncio prova o contrário.

Imagem de placa gráfica da Nvidia

O mercado das placas gráficas tem sofrido bastante com as implicações da pandemia – falta de stock, escassez de chips e pouca produção. Assim, a Nvidia e a AMD tentam responder à necessidade e às dependências do mercado.

Estas duas placas gráficas vão estar disponíveis a preços mais acessíveis. Ainda assim, não será o preço pré-pandemia. O mercado alterou-se e tardará em voltar ao que era.

Asus Zenbook 17 Fold e ROG Zephyrus G14

A Asus foi uma das marcas que mais animou os entusiastas. As duas grandes novidades anunciadas foram o Zenbook 17 Fold e o novo ROG Zephyrus G14.

O Zenbook 17 Fold é um computador portátil foldable. Não é o primeiro deste tipo de laptops mas apresenta um visual que deve passar a ser adotado por este tipo de computadores. Tem um design simples e muito apelativo visualmente.

Imagem do Asus Zenbook 17 Fold

A Samsung também apresentou um destes laptops – o Flex Note. O Zenbook 17 Fold da Asus não é apenas um produto, é também um sinal de que os computadores portáteis dobráveis se vão generalizar aos poucos, tal como o que tem acontecido nos smartphones.

Já o ROG Zephyrus G14 é um computador portátil em que a Asus foi exatamente ao encontro do pretendido. Finalmente, vai passar a ter uma webcam. A placa gráfica foi trocada de uma RTX 3060 para uma Radeon 6800S da AMD. O processador é um Ryzen 9 6900HS também da AMD.

Imagem do Asus ROG Zephyrus G14

A bateria deste laptop é extremamente duradoura e fiável. Outra das críticas à versão anterior deste computador era o ecrã que passa a ter um aspect ratio de 16:10. O ROG Zephyrus G14 tem potencial para ser, sem dúvida, um dos melhores portáteis de gaming do mercado. Contudo, como é expectável, o preço não será baixo.

Samsung Odissey ARK e Galaxy S21 FE

Como seria de esperar, também a Samsung anunciou lançamentos bastante aliciantes.

Em primeiro lugar vamos destacar o monitor Odyssey Ark. É um monitor com um display curvo de 55”, com um suporte ergonómico que pode ser orientado na vertical. O Odissey Ark agrupa as melhores características de monitores de gaming e televisões.

Imagem de monitor da Samsung

Nas suas configurações é possível ajustar o tamanho e a resolução, com possíveis divisões do ecrã em várias janelas, como uma de jogo, uma de browser e outra de chat. É um monitor inovador e muito promissor para este ano.

Em segundo lugar, destacamos o smartphone Galaxy S21 FE da Samsung. É um telemóvel relativamente em conta para aquilo que oferece. Reúne as melhores características dos S21, S21+ e S21 Ultra e foi um dos grandes destaques do CES de 2022.

Imagem de smartphones da Samsung

Está equipado com um processador Snapdragon, que o torna extremamente rápido e com uma bateria de 4.500mAh, que facilmente aguenta um dia inteiro. Conta com as mesmas três câmeras existentes nos S21 e uma qualidade fotográfica topo de gama.

É um smartphone de excelente qualidade para quem pretende um ecossistema Galaxy, a um preço mais acessível e sem comprometer a qualidade da câmera.

Já o podes adquirir na nossa loja aqui e ainda recebes um Galaxy Buds 2 de oferta.

Apesar dos grandes anúncios, nem tudo foram boas notícias no CES 2022. Como já tínhamos dito, houve grandes nomes da indústria que não participaram no evento, como a Microsoft, a Amazon, a Intel, a Google ou a Lenovo. Além disso, o evento acabou por terminar um dia antes do previsto – dia 7 em vez de dia 8. A pandemia continua a causar imprevistos no mundo da tecnologia e desta vez o afetado foi o CES 2022.

0 0 votes
Classificação do Artigo
Subscrever
Notify of
guest
0 comentários
Inline Feedbacks
View all comments