Face à falta de componentes para produzir a “nova” PlayStation 5 a Sony vai continuar com a produção de PlayStation’s 4 ao longo de 2022.

Superar as dificuldades impostas pela limitação de stock tem sido difícil. As consolas de nova geração têm sofrido bastante e as empresas estão a tentar responder de alguma forma.

Imagem de PlayStation 4 e comando
A PlayStation 4 vai continuar a ser produzida pelo menos até ao final de 2022.

Os planos da Sony indicavam que no final de 2021 a PS4 deixaria de ser produzida. No entanto, no contexto atual, a empresa japonesa mudou de estratégia.

Assim, a Sony planeia produzir mais um milhão de unidades da antiga consola ao longo do ano para aliviar a pressão das exigências de procura da PlayStation 5. A PS4 está equipada com chips menos avançados e, por isso, é mais fácil de fabricar e garante uma opção mais económica em relação à última consola. A continuidade da produção permite ainda à empresa realizar novos e melhores acordos com os seus parceiros de fabrico.

PlayStation 5 – uma Ambição por Cumprir

Com o lançamento da PlayStation 5, a Sony ambicionava fazer uma rápida transição. A pandemia do Coronavírus atrasou o desenvolvimento de software em todo o mercado de gaming e despoletou uma procura enorme de hardware, fazendo escassear até os mais básicos componentes. Assim sendo, o resultado foi uma consola muito difícil de encontrar com um leque muito limitado de jogos exclusivos.

A PlayStation 4, lançada em 2013, vendeu mais de 110 milhões de unidades até à data e permanece como a consola mais popular entre gamers. Apesar de lançada há quase 10 anos, permanece como uma das fontes mais lucrativas da Sony, graças a subscrições e jogos.

Com os atrasos de produção e a falta de stock dos revendedores, a extensão da disponibilidade da PS4 tem assim o objetivo preencher o vazio no mercado e manter os gamers num ecossistema PlayStation.

Falta de Stock – um Problema Sem Fim à Vista

A falta de stock vai continuar a afetar a Sony e não está propriamente perto de chegar ao fim. Entre os componentes mais necessários destacam-se chips para funções de áudio, alimentação e comunicações wireless. Os fabricantes de consolas descobriram que nem o aumento dos preços assegurou um fácil acesso a tais componentes. Mesmo as consolas já terminadas enfrentam dificuldades de distribuição uma vez que os custos aumentaram drasticamente.

No entanto, é esperado que ao longo do decorrer deste ano o mercado melhore em termos de stock e oferta de componentes.

Imagem de comando da PlayStation 5
A PlayStation 5 lançada em 2020 continua a ser difícil de encontrar.

O gaming continua a ser a maior fonte de lucro da Sony, que está a explorar novas áreas para manter o crescimento. Assim, prepara-se para lançar uns poderosos headsets de realidade virtual para tirar vantagem dos futuros jogos e aplicações. O metaverso está a chegar aos poucos e as empresas estão a movimentar-se. A Sony está também a considerar entrar no mercado dos carros elétricos.

0 0 votes
Classificação do Artigo
Subscrever
Notify of
guest
0 comentários
Inline Feedbacks
View all comments