És um dos últimos que ainda não ouviu falar das vantagens dos teclados mecânicos? Se sim, então presta atenção a este artigo! 😉

Se o teu PC é o teu reino, o teclado é o cavalo e a carruagem que usas para te deslocares por ele. Usas-os para controlar as tuas personagens nos teus jogos favoritos, escrever aquele e-mail tão importante e até mesmo para navegar na tua área de trabalho. Um teclado mecânico melhora esses processos com feedback tátil e, se quiseres, até com um som de «clique-clique» mais agradável.


O que é um Teclado Mecânico?

Se és novo neste mundo fantástico do gaming, talvez estejas a perguntar-te: todas as coisas tecnológicas não são mecânicas? Bem, sim. Mas também não…

Em termos gerais, existem cinco tipos de teclados quando falamos de design físico. Vamos analisá-los rapidamente. Afinal, poderás compreender melhor o que é um teclado mecânico ao aprender também o que não é!

Existe portanto:

  • Teclados de membrana: O teclado básico, assim chamado devido à membrana flexível e elástica de três camadas posicionada diretamente sob as teclas, que proporciona uma digitação bastante suave e silenciosa.
  • Teclados capacitivos: O teclado dos que escrevem muito, devido às teclas serem suaves e leves ao serem pressionadas. Sinais elétricos leem rapidamente cada entrada de tecla.
  • Teclados mecânicos: O teclado clássico para gamers. É chamado de “mecânico” devido aos switches lineares, táteis ou clicáveis instalados abaixo de cada tecla, que se movem ao serem pressionados e transmitem as tuas instruções no jogo ao computador.
  • Teclados óticos: Outro teclado ideal para gamers. Os interruptores óticos internos utilizam tecnologia de luz para registar cada tecla pressionada, proporcionando tempos de resposta rápidos. No entanto, existem teclados mecânicos-óticos, que combinam características de ambos os tipos para uma completa experiência geral.
  • Teclados magnéticos: a inovação mais recente em termos de teclados. Em vez dos interruptores tradicionais, estes teclados utilizam o poder dos campos magnéticos para registar as teclas pressionadas. Assim, podes ajustar com precisão o ponto de atuação (até onde deve pressionar a tecla para registar uma entrada) com uma precisão impressionante. Não há contacto entre as peças móveis, o que também aumenta a durabilidade.

Os teclados de membrana são os mais comuns; estão presentes em praticamente todos os escritórios, no trabalho ou em casa. No entanto, são os teclados mecânicos que parecem conquistar os corações dos gamers em todo o mundo. Esses dois tipos são frequentemente comparados, já que todos geralmente começam com um teclado de membrana antes de dar o salto para o mecânico.

Mas estamos aqui desta vez para discutir teclados mecânicos mais a fundo e explicar por que estes são melhores para gaming. Bora?


Porquê Teclado Mecânico?

Antes de entrarmos nos detalhes técnicos, devemos primeiro examinar por que os teclados mecânicos são um fenómeno entre gamers. Dessa forma, podemos entender melhor como todas as peças do quebra-cabeça (também conhecido como hardware) se encaixam.

Quando estás a jogar um jogo fps, sabes que 90% das vezes a diferença entre ganhar e perder é ser o primeiro a atirar. É muito menos provável que conquistes a vitória em títulos como Counter Strike 2 se estiveres mesmo que seja um milésimo de segundo atrás do teu adversário no gatilho. A velocidade dos teus tempos de resposta e o aperfeiçoamento da tua precisão são as duas coisas que te garantirão o cobiçado título de MVP no final da ronda.

É aí que entram os teclados mecânicos. Simplificando, os switches mecânicos registam inputs com incrível rapidez. Podes sentir, e às vezes ouvir, a entrada, dando-lhe uma sensação mais forte de estar a realizar uma ação real.

Os teclados mecânicos também são feitos de materiais resistentes. Os jogos de alta intensidade às vezes exigem pressionamentos de teclas mais pronunciados à medida que exerces a tua vontade no campo de batalha, e este companheiro constante do gamer profissional aguenta isso e muito mais. Na verdade, muitos dos switches usados nestes teclados são projetados para suportar dezenas de milhões de pressionamentos de teclas!

Se isso não for suficiente, o teclado mecânico vem com uma série de vantagens interessantes. Excelente potencial de personalização, facilidade de reparos, e a lista continua.


Tipos de Switces Mecânicos

Cada teclado mecânico é diferente, e isto faz parte da sua beleza. As nuances começam com os switches que escolhes utilizar, dos quais tens três opções gerais.

Switch Linear

Em primeiro lugar, temos os switches mecânicos lineares para teclados, que são a maior parte das vezes o adequado, pois geralmente são os preferidos dos gamers entry-level. Os seus pontos de atuação e distâncias de deslocamento são suaves para cima e para baixo, mas há variações, dependendo do tipo de switch escolhido.

Por exemplo, podes optar pelo Gateron Black, que é um switch mais pesado com mais resistência ao pressionar. Alguns utilizadores gostam desse peso de mola mais pesado, pois pode parecer um pouco mais dinâmico durante o jogo. Em alternativa, podes optar pelos Kailh Speed Silver, que têm tudo a ver com… bem, velocidade. Os fãs de fps competitivos e de pressionar teclas tendem a gravitar nessa direção.

Em termos gerais, porém, as teclas dos switches lineares são consistentes e quase silenciosas, dependendo de se tu pressionas as teclas até o fundo. No entanto, quanto mais alto for o “espectro de peso de atuação”, mais resistência poderás sentir. Tudo se resume à escolha do utilizador e preferências pessoais.

Switch Táctil

Se o teu teclado mecânico tiver switches táteis instalados, podes esperar sentir saliências e talvez ouvir cliques ao pressionar as teclas. O primeiro é a prioridade, e o segundo é mais um bónus, dependendo do tipo de switch. Além disso, o resto do teclado também pode influenciar a acústica, desde o tipo de estrutura até se ele possui materiais de amortecimento de som. Há muitas variáveis aqui!

De qualquer forma, se houver muitos cliques e saliências, ouvirás e sentirás isso ao atingir o ponto de atuação. A saliência, em particular, é basicamente como se as teclas dissessem: “Ei, pressionaste-me!” Esse feedback tátil pode ser muito satisfatório. Cada ação no jogo tem um pequeno “umph” de feedback por trás.

O solavanco também pode proporcionar segurança em relação ao medo de pressionamentos acidentais. Afinal, todos nós cometemos erros de escrita nos teclados. Sem solavanco, não há erros nas teclas pressionadas, e nenhum utilizador de switches táteis jamais escreveu algum “gh” (ao invés de gg) no final do jogo.

Switch Clicky

Adivinha o quão barulhentos são estes switches…

Começámos com os sons suaves dos switches lineares e, finalmente, chegamso aos switches Clicky. Aqui, não só tens o feedback tátil do toque, mas também uma confirmação audível da tecla pressionada.

Na maioria das vezes, os switches clicky são funcionalmente semelhantes aos táteis. O som é, na verdade, apenas uma peça de plástico dentro do switch que não está fixada como nas suas contrapartes e, portanto, move-se paralelamente ao relevo, clicando até ao fundo. Quanto mais pronunciado for o relevo, mais alto será o som.

Só não deixes o microfone ligado enquanto estiveres a usar switches clicky. São divertidos… se escolheres essa vida.

FunçõesSwitches LinearesSwitches TácteisSwitches Clicky
Força de AtuaçãoBaixo-MédioBaixo-AltoBaixo-Alto
ResistênciaNãoSimSim
Nível de RuídoBaixo-MédioBaixo-MédioAlto

Teclados Mecânicos Hot-Swappable

Agora já falámos sobre cada tipo de switch, e o que eles fazem. Dito isto, os tempos mudam, assim como os nossos gostos.

Para o agrado de muitos, alguns teclados mecânicos também são hot-swappable, o que significa que se pode retirar os switches e substituí-los. É bastante útil se estiveresa tentar silenciar o teu teclado mecânico, por exemplo.

Além disso, o processo é relativamente simples. Não é necessário ter experiência em soldadura nem diploma em engenharia mecânica. Basta pegar no extrator de switches (ferramente normalmente disponibilizada em sets Hot-Swappable), escolher o teu conjunto e ter cuidado ao verificar duas vezes o manual. Isto para teres a certeza de que os switches escolhidos são compatíveis antes de começares a operar.


Pronto para mudar para mecânico?

Bem, a verdade é que existem inúmeros teclados mecânicos disponíveis na nossa loja que certamente te dariam uma vantagem competitiva e satifação de utilização. Visita já Globaldata.pt e dá upgrade ao teu setup!

Globaldata.pt

Deixa-nos saber se ficou a faltar alguma informação nos comentários em baixo! ⤵️

0 0 votes
Classificação do Artigo
Subscrever
Notify of
guest
0 comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments