Paira sempre uma questão no ar: 8 GB de RAM é suficiente? O tamanho importa! Especialmente quando se trata de jogos em 2023. Neste artigo, vamos ver quanta memória é necessária para os títulos AAA mais recentes e vamos explicar-te o que é exatamente a RAM, toda a terminologia que precisas de saber e como escolher e atualizar a tua memória.

Memória Ram

O que é RAM?

Lembras-te dos tempos em que 8 GB de RAM eram a norma de ouro para os jogos? Bem, os tempos mudaram. Cada vez mais jogos recomendam 16 GB ou mais, sendo que alguns, como o Starfield, exigem um mínimo de 16 GB. Mas o que é RAM?

A RAM – Random Access Memory -, em português, Memória de Acesso Aleatório, é um tipo de memória volátil. É responsável pelo armazenamento e processamento temporário de dados. Como uma solução de memória volátil, os dados só são armazenados na memória enquanto o PC está ligado. Uma vez desligado, todos os dados são perdidos. Existem alguns termos e características fundamentais que deves conhecer quando se trata de selecionar a memória do teu PC.

Tipo de memória

Existem vários padrões diferentes de memória, incluindo:

DDR
DDR2
DDR3
DDR4
DDR5

A DDR5 é a mais recente, apresentando o dobro da capacidade e densidade das gerações anteriores, ao mesmo tempo que reduz o consumo de energia.

Configurações

Para além dos diferentes padrões, existem também várias configurações de RAM. A configuração da memória refere-se ao número de módulos que possui. Existem:

Canal único
Canal duplo
Quatro canais
Octo-canal

Cada tipo de configuração apresenta vantagens específicas para jogadores, streamers e criativos. Por isso, é necessário certificares-te que selecionas a configuração de memória correta para as tuas necessidades.

Capacidade

A capacidade do kit de RAM refere-se à quantidade de memória que possui e é frequentemente medida em Gigabytes (GB). Quanto maior for este número, maior é a quantidade de dados que pode armazenar e processar. As capacidades mais comuns incluem:

8 GB
16 GB
32 GB
64 GB

Podes encontrar kits de RAM com diferentes capacidades, consoante a configuração.

Velocidade

A velocidade da memória refere-se à rapidez com que consegue ler os seus dados a partir da CPU e é normalmente medida em Megahertz (MHz). Quanto maior for a velocidade, maior será o número de ciclos de relógio que pode efetuar e mais rápido será o processamento e armazenamento da informação.

Por exemplo, se a tua RAM for medida a 3200 MHz, isto significa que pode escrever até 3,2 mil milhões de ciclos de relógio por segundo.

CAS

O tempo CAS é a rapidez com que a RAM responde ao pedido de ação/dados do processador. São frequentemente apresentados como um conjunto de números, como 16-20-20-38, e podem ser divididos em quatro partes diferentes:

Latência CAS (CL): o tempo que a memória demora a ter os dados prontos

tRCDRow Column Delay : quanto tempo demora a memória a ler esses dados

tRP – Row Precharge : o tempo necessário para que uma nova linha de dados esteja pronta

tRASRow Active Time: o tempo mínimo necessário para que uma linha de dados esteja ativa

A latência da memória refere-se ao atraso entre a transferência de dados da RAM para o processador.

Para obter o melhor desempenho possível, recomendamos que procures um kit de RAM com uma latência baixa, mas com uma velocidade de RAM elevada. Podes calcular a latência multiplicando a latência CAS por 2000 e depois multiplicando-a pela taxa de dados. Quanto mais baixo for o tempo em nanossegundos (ns), mais rápida é a RAM.

Por exemplo, um kit de RAM com 6000MHz e uma latência CAS de 30, atingiria velocidades de 10ns.

Antes de comprar

Agora que sabes os termos todos, o que deves ter em atenção antes de comprar?

Velocidade vs Capacidade

Ao selecionares o teu kit de RAM, a velocidade e a capacidade têm de ser equilibradas. Isto reduz a possibilidade de quaisquer problemas complexos, como bottlenecking ou uma queda no desempenho.

Para além disso, deves também ter em consideração a tua carga de trabalho e a principal utilização do seu PC. Se o teu foco é gaming, foca-te na velocidade da RAM. Se o teu foco é trabalhar e utilizar programas mais pesados, deves ter mais em consideração a capacidade do kit.

Quantos sticks de RAM precisas?

Recomendamos que compre apenas um kit de RAM, que inclua o número exato de módulos de RAM e a configuração necessária.

O desempenho de um dual-channel ou superior é melhor do que o de um canal único, uma vez que existe mais do que uma via para a memória percorrer em simultâneo. Ao contrário do canal único, não há espera para que o pedido anterior seja concluído.

No entanto, ao aumentar a configuração da RAM, também é necessário garantir que o processador e a motherboard sejam capazes de executar esse tipo de configuração. Se não forem, corres o risco de ter um desempenho fraco e instável e aumentará o risco de muitos problemas e perda de desempenho.

Capacidade do teu processador

O IMC é uma parte integrada do teu processador e afeta a compatibilidade, velocidade e capacidade da RAM. Por exemplo, o Intel i9 13900KS suporta apenas uma velocidade máxima de RAM de 5600MHz, que difere ligeiramente consoante o número de módulos instalados.

Se comprares um kit de RAM de 7600MHz de velocidade, mas o IMC do seu processador ou a sua motherboard não suportarem estas velocidades, então não conseguirás atingir esta velocidade. Antes de comprar qualquer kit de RAM, recomendamos que verifiques a QBL de memória da tua motherboard ou a lista de fornecedores qualificados do fabricante.

Conclusão

Em última análise, antes de atualizares a RAM, é necessário verificar as especificações da motherboard e do processador para garantir a sua compatibilidade. Utiliza a QBL ou a lista de fornecedores para obter kits de RAM testados e compatíveis com os componentes que escolheste.

Além disso, tens de considerar o que é mais importante para ti. Pretende velocidades ultra-rápidas ou grandes capacidades? Tudo dependerá da tua escolha e necessidades.

Selecionar o kit de RAM perfeito para o teu PC de jogos ajuda a garantir um desempenho ótimizado, permitindo-te concentrar-se nas coisas mais importantes. Isto é, claro, explorar o mundo do gaming nos teus jogos favoritos.

Encontra aqui tudo o que precisas para dares upgrade à tua RAM. Se não sabes como instalar o kit de RAM, visita uma das nossas lojas físicas em Lisboa, Sintra, Porto e Gaia para os nossos técnicos te ajudarem ou contacta-nos!

0 0 votes
Classificação do Artigo
Subscrever
Notify of
guest
0 comentários
Inline Feedbacks
View all comments