Streaming, dicas como começar

Neste artigo, vamos mostrar-te como criar um setup de streaming de alta qualidade para PC! Ideal para aqueles que já têm seguidores e querem aumentar a sua contagem de visualizações ou para quem quer iniciar e não sabe por onde começar.

Escolher os componentes do PC para streaming

Quando se trata de selecionar os componentes certos, um dos aspetos mais importantes a considerar é a forma como se opta por codificar uma stream. Se já tens um PC montado e pronto para começares as tuas streams, podes avançar para o próximo ponto.

A codificação da stream converte o vídeo em direto num formato mais pequeno e comprime-o para permitir a transmissão das imagens em diferentes dispositivos e plataformas. Pode codificar a sua transmissão através de um CPU ou GPU. Seja qual for a sua escolha, o teu hardware será submetido a um maior esforço devido à elevada exigência de multitarefas. Como tal, recomendamos que compres o melhor que conseguires pagar para garantir um desempenho suave e ultrarrápido.

CPU

Para desfrutar de uma experiência suave, é necessária um CPU de alta qualidade que possa codificar a tuas stream ao mesmo tempo que corre o teu jogo. Recomendamos vivamente um processador concebido com um elevado número de núcleos e tecnologia hyperthreading, como um processador de oito núcleos ou superior. Ao aproveitar vários núcleos, o CPU é capaz de lidar com várias tarefas ao mesmo tempo, sem comprometer o desempenho ou a qualidade.

Além disso, a maioria dos softwares de edição de vídeo usa vários núcleos do CPU quando abertos. Portanto, quanto mais núcleos o teu CPU tiver, melhor será o desempenho geral e a experiência do seu público. Se tiveres dúvidas, podes ler aqui (LINK PROCESSADORES AMD) o nosso artigo sobre como escolher um CPU.

GPU

Também é possível codificar a stream através de uma placa gráfica. Em vez de pressionar o CPU, utiliza a memória de vídeo GDDR6 da GPU para transmitir o ecrã. Ao utilizares o hardware da tua placa gráfica em vez dos núcleos do CPU, reduz a possibilidade de ter problemas de desempenho durante a transmissão. Além disso, como a pressão sobre o processador é reduzida, é possível equipar o PC com um CPU com seis núcleos em vez de oito. Seja NVIDIA ou AMD, temos o que precisas para teres streams com a melhor qualidade e sem problemas.

RAM

Um PC de streaming tem de ser capaz de lidar com várias tarefas ao mesmo tempo – por isso, é necessária uma solução de RAM fiável e estável. Recomendamos um kit de RAM com 32 GB, com clock speeds altas. Isso garantirá uma melhor largura de banda e taxas de transferência de dados ultra-rápidas. Podes também ler aqui como escolher RAM.

Periféricos

O teu setup para streaming está incompleto sem periféricos e iluminação. Para isso, montámos para ti um Kit Streamer da Streamplify com webcam, microfone, ring light, HUB e painéis acústicos.

Kit Streamer


Webcam FullHD 60Hz

Com uma resolução Full HD 1080P a 60 fps por segundo, o CAM proporciona uma qualidade de vídeo cristalina. Todas as lentes de vidro com foco automático inteligente incorporado captam vídeo nítido e preciso com ajuste rápido e suave da imagem. 

Vista de grande ângulo 90° com ajuste de 45° para cima e 360° giratório.
Vem com um tripé leve mas robusto dobrável que permite um fácil ajuste de altura.


Microfone RGB Tripod

Inclui 2 modos de saída de áudio – Modo Podcast de Reprodução Integral e Modo de Jogo de Reprodução Unidireccional.

O padrão de captação cardioid bloqueia o ruído indesejado dos lados e da retaguarda. Inclui braço de montagem que permite um posicionamento flexível e facilmente ajustável para o teu microfone. Fornece uma taxa de amostragem até 48kHz/16bit para uma qualidade de som clara e cristalina. Relação sinal-ruído > 85dB e sensibilidade <36dB ± 3dB para assegurar uma captação de som ótima.


Ring Light

A luz circular leve e versátil de 26cm proporciona uma iluminação ideal para cada ocasião. Seja para streaming, vlogging, fotografia, gravação de vídeo, e muito mais.

Ajusta entre 3 modos de temperatura de cor e 10 níveis de luminosidade. Vem com um tripé ajustável mas estável, permitindo a sua utilização portátil.


Paineis Acústicos

Paineis Acústicos para reduzir o ruído e a reverberação em mais de 20 dB. Têm um design ultrafino com 12 mm de espessura e são feito com material de fibra de poliéster. Têm ainda clipes modulares para uma gestão de cabos eficiente

Os painéis também podem ser utilizados como painel de secretária acústico, pois inclui uma pinça para secretária para facilitar a montagem. São ultra finos e compactos, fáceis de montar e dão uma acústica profissional ao teu setup.


HUB CTRL 7 Slot RGB

Hub USB com 7 portas USB 3.0 e botões de desligar individuais para cada slot USB com indicadores LED RGB para dispositivos ligados que proporcionam um efeito de iluminação elegante e dinâmico.

Escolhe entre 16 ícones de acrílico permutáveis para personalizar o seu USB Hub de acordo com a tua preferência e estilo únicos. Vem com efeitos de iluminação RGB que podem ser controlados através do botão de controlo RGB.


Como montar o setup para streaming

A nível de organização dos periféricos, depende muito da tua preferência onde deves colocar tudo. No entanto, há certos fatores técnicos que deves ter em atenção, de forma a obteres os melhores resultados de luz, som e imagem. Vê no vídeo abaixo tudo o que precisas de saber sobre onde colocar tudo no sítio certo e começar a streamar!

0 0 votes
Classificação do Artigo
Subscrever
Notify of
guest
0 comentários
Inline Feedbacks
View all comments