kinsgton xs1000 Xs2000
SSD Kingston

No mundo digital de hoje, o armazenamento de dados desempenha um papel crucial nas nossas vidas pessoais e profissionais. Com a constante necessidade de espaço para fotos, vídeos, documentos e outros arquivos, ter um SSD externo fiável tornou-se essencial. Neste guia, vamos explorar os fatores essenciais a serem considerados ao escolheres o melhor SSD externo para atender às tuas necessidades.

O que é um SSD Externo?

Ao contrário dos HDDs (discos rígidos tradicionais), os SSDs (“solid state drive”) possuem partes móveis, o que os torna mais resistentes a choques e impactos. Além disso, oferecem velocidades de leitura e gravação muito superiores, tornando-os ideais para transferência de grandes arquivos. Um SSD portátil, é essencialmente um SSD interno que é colocado numa caixa externa com uma porta USB. Isto quer dizer que o utilizador pode montar um SSD em casa, combinando um SSD com uma caixa, ou comprar um SSD Externo de uma marca conhecida como a Kingston. Graças à vantagem de possuírem velocidades superiores aos HDD, os SSDs externos estão a tornar-se cada vez mais populares para armazenar e transferir arquivos de grandes dimensões, como vídeos, fotos e músicas.

Quais os pontos fortes e pontos fracos de usar um SSD Externo?

Podemos resumir os benefícios de um SSD Externo em:

  1. Velocidade de Transferência Rápida: Os SSDs externos oferecem taxas de transferência incrivelmente rápidas (15~20 vezes mais rápidas do que um HDD), portanto pode mover grandes volumes de dados em questão de segundos.
  2. Portabilidade: São leves e compactos, logo perfeitos para pessoas em movimento. Podes facilmente transportá-los na tua mochila ou até no bolso das calças.
  3. Fiabilidade: Com menos peças móveis, os SSDs são mais duradouros e menos propensos a falhas em comparação com os HDDs tradicionais.
  4. Melhor acústica: Os SSDs operam em absoluto silêncio, ao contrário dos HDDs que podem gerar níveis de ruído e vibrações que distraem.

No sentido contrário encontramos como pontos menos positivos o preço dos mesmos, sendo geralmente mais caros do que um HDD para a mesma capacidade de armazenamento. São igualmente, discos mais suscetíveis a problemas de superaquecimento, o que pode afetar o seu desempenho. E dependendo da utilização, o tempo de vida útil de um SSD externo pode variar de acordo com a frequência de escrita de dados. O ato de escrever e reescrever dados causa desgaste nas células de memória flash, o que pode eventualmente torná-las inutilizáveis. Em média, um SSD mantém sua funcionalidade por 8 anos em constante utilização.

Que marcas existem de SSDs Externos?

Existem muitas marcas de SSDs que produzem as versões internas e as versões externas, umas desconhecidas que muitas vezes aparecem associados a sites de compra da China e outras com quem trabalhamos e que recomendados pela sua fiabilidade, como a Kingston, a Crucial e a Samsung, por exemplo. Dentro da oferta a que temos acesso, destacamos dois modelos:

Kingston XS1000: uma solução de backup de arquivos extremamente útil. O seu formato fino e compacto permite uma portabilidade encaixada ao teu estilo de vida. Este SSD garante uma velocidade até 1050MB/s através de USB 3.2 Gen2 e uma capacidade até 2TB. É também uma opção mais barata, tendo em conta a concorrência de outras marcas. Conhece a gama XS1000 aqui.

Kingston armazenamento
Kingston Sdd

Kingston XS2000: o SSD portátil com o formato mais compacto do mundo e com uma resistência acima do habitual para este tipo de produto, obtendo por exemplo uma classificação IP55 (resistência a água e poeira) com capa de borracha removível. Uma performance incrível, capaz de atingir velocidades até 2000MB/s através de USB 3.2 Gen2x2. Este modelo já dispõe de mais opções de capacidade, garantindo um armazenamento máximo de 4TB.
Conhece a gama XS2000 aqui.

Conclusão

Em resumo, escolher o melhor SSD Externo é uma decisão importante e que depende de cada utilizador. Para garantir o armazenamento seguro e transferências rápidas dos teus dados, o SSD Externo é a escolha certa. Analisa exatamente quais as tuas necessidades pessoais e escolhe um produto que atenda a todos os requisitos que necessitas. Com a escolha certa, terás a tranquilidade de que os teus dados estão sempre seguros e acessíveis, com a uma velocidade que supera qualquer HDD que utilizes de momento.

0 0 votes
Classificação do Artigo
Subscrever
Notify of
guest
0 comentários
Inline Feedbacks
View all comments