Os últimos dois anos foram difíceis para os entusiastas de PCs devido à escassez de placas gráficas. A elevada procura e pouca oferta resultaram num aumento dos preços e em falta de stock para satisfazer o mercado.

Neste artigo, fazemos uma análise sobre o que esperar do próximo ano em relação ao mercado das placas gráficas.

Novo Concorrente da Nvidia e da AMD

Uma das notícias mais animadoras do mercado das placas gráficas para 2022 é o lançamento das Arc Alchemist da Intel. A Intel já produz GPUs há muito tempo, mas este é o primeiro modelo de slot-in de desktop, especialmente concebido para gaming.

Imagem das placas gráficas da Intel

Espera-se que estas placas gráficas sejam lançadas nos primeiros meses do ano que se segue. Ainda não existem muitos dados em relação à performance. Contudo, rumores indicam que se vão situar no nível de rendimento das RTX 3070. Vão suportar tecnologia semelhante à DLSS da Nvidia.

Há muito tempo que o mercado das placas gráficas conta com a AMD e a Nvidia, o que provoca grande apreensão à volta deste futuro lançamento. Se a Intel corresponder ao que se tem dito, veremos um terceiro concorrente no mercado no início do ano.

Preços Oscilantes

O mercado das placas gráficas não está normalizado. Por isso, é difícil prever como se vão comportar os preços em 2022. A meio deste ano, assistimos a uma diminuição, o que demonstrou alguma esperança para quem quer fazer um upgrade de hardware. No entanto, a escassez de placas gráficas continuou e verificou-se novo aumento no final do ano.

Há ainda rumores de que a AMD quer aumentar os preços da série RX 6000 em 10%. Assim sendo, é previsível que a instabilidade dos custos continue em grande parte de 2022. A pandemia veio aumentar a procura de computadores e placas gráficas e essa procura ainda não desapareceu. Os preços vão descer em breve mas podem nunca chegar a atingir o que custaram em outros tempos.

Maior Oferta para o Próximo ano

Outra boa notícia é que poderá existir maior oferta para 2022. A Nvidia anunciou recentemente que espera que a escassez de placas gráficas abrande a meio do ano. Já tínhamos abordado esse tema num artigo do nosso blog sobre o aumento da produção de chips, e como pode estar para breve uma mudança no mercado.

Placas gráficas AMD Radeon

Isto não significa necessariamente uma redução dos preços. A procura e a oferta são importantes mas os custos dos componentes e as taxas aplicadas às placas gráficas são maiores do que deveriam.

A situação deve melhorar significativamente no próximo ano.

Novas Gerações AMD e Nvidia

A AMD e a Nvidia têm modelos de nova geração para serem anunciados. Para a Nvidia, espera-se a série RTX 40. Os rumores indicam que o lançamento ocorrerá por volta do outono, por isso, a espera ainda será longa. A Nvidia está prestes a trocar de fabricante de chips – o fabricante atual é a Samsung e passará a ser a TSMC. Esta troca deve resultar numa melhoria de performance. Contudo, essa melhoria tem um custo – o consumo de energia vai aumentar.

Placa gráfica Nvidia RTX 3080

Sobre a nova geração da AMD sabe-se muito menos – a série RX 7000. Inicialmente, especulava-se que o lançamento seria no final deste ano. No entanto, apenas deveremos assistir ao anúncio a meio de 2022, pelo menos. Espera-se que o rendimento das novas placas gráficas da AMD seja superior em 2.5 vezes.

Melhor Qualidade Gráfica

O ano novo avizinha-se assim como melhorias tecnológicas, no que diz respeito à qualidade gráfica. Em 2019, a Nvidia debruçou-se no ray tracing em tempo real. Neste momento, esta característica já está generalizada e ambiciona-se mais.

Imagem de jogo

Em 2022, a AMD e a Nvidia vão focar-se na performance. Assistimos a duas tecnologias em ascensão: a DLSS (Deep Learning Super Sampling) da Nvidia e FidelityFX Super Resolution da AMD. Estas tecnologias são diferentes e produzem resultados diferentes. Apesar disso, o objetivo é o mesmo – melhorar o frame rate e a qualidade gráfica o máximo possível.

Com as novas gerações de placas gráficas, devem surgir novas versões destas tecnologias. A AMD vai ter de esperar pelo lançamento da série RX 7000 porque não tem o hardware necessário. Assumindo que a nova geração da Nvidia vai ser lançada no próximo ano, devemos assistir à versão FSR 2.0 da AMD ao mesmo tempo.

A tecnologia DLSS da Nvidia tem um ponto fraco. Apenas funciona nas placas gráficas mais recentes da marca. Esta lacuna parece estar a ser estudada e corrigida pela Intel. As placas gráficas da Intel devem suportar as tecnologias das marcas concorrentes.

O ano novo avizinha-se e ao longo do seu curso vamos ouvir muitas mais novidades sobre estes dados, que são, alguns deles, meramente especulativos. Ainda assim, vai ser um ano importante no que diz respeito ao mercado das placas gráficas. Espera-se que seja um período de viragem para os gamers e para quem pretende melhorar os seus componentes.

3 2 votes
Classificação do Artigo
Subscrever
Notify of
guest
3 comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Darknight
Darknight
2 years ago

“A Nvidia está prestes a trocar de fabricante de chips – o fabricante atual é a TSMC e passará a ser a Samsung.”

Correcção : o fabricante actual da Nvidia é a Samsung, irá passar a ser a TSMC

Abel valdoleiros
Abel valdoleiros
2 years ago

erro no artigo

” A Nvidia está prestes a trocar de fabricante de chips – o fabricante atual é a TSMC e passará a ser a Samsung.”

o actual é samsung e irá passar a ser TSMC.

ElectroescadaS
ElectroescadaS
2 years ago

A ver vamos porque continuar a usar uma gráfica com 15 anos no minimo começa a ser chato para jogar os jogos já habituais…