No dia 30 de agosto, Lisa Su anunciou notícias muito importantes. A série de processadores AMD Ryzen 7000 está a caminho. A nossa equipa aguarda ansiosamente pela nova geração de processadores e tu também deves estar em pulgas. Por isso, vamos mostrar os principais destaques do anúncio.

Imagem do anúncio dos processadores AMD Ryzen 7000

Vamos diretamente à melhor parte: os produtos que vão ser lançados. A série de processadores AMD Ryzen 7000 é composta por quatro CPUs. Dois Ryzen 9, mas também um Ryzen 7 e um Ryzen 5. Todos eles otimizados para gaming e criação de conteúdos.

Performance dos AMD Ryzen 7000

De forma muito simplificada, aqui estão as estatísticas conhecidas dos quatro processadores:

Processador

Cores / ThreadsVelocidades de ClockCache L2 + L3TDP
Ryzen 9 7950X

16 / 32Até 5.7GHz80MB170W
Ryzen 9 7900X

12 / 24Até 5.6GHz76MB170W
Ryzen 7 7700X

8 / 16Até 5.4GHz40MB105W
Ryzen 5 7600X

6 / 12Até 5.3GHz38MB105W

Assim, conseguimos ver os fantásticos detalhes da série 7000. Todas as performances de core foram aumentadas para valores acima dos 5.0GHz e a cache foi melhorada – estas são apenas algumas atualizações. Em modo geral, há melhorias de mais ou menos 13% em IPC em relação à geração anterior.

Isto deve-se sobretudo à arquitetura de 5nm. O tamanho pode ter diminuído 18%, mas o design foi atualizado para melhorar a performance e a eficiência energética.

Performance Single Thread Mais Veloz

Sendo os processadores mais recentes do mercado, não admira que a série AMD Ryzen 7000 seja extremamente veloz e ultrapasse os seus antecessores por uma margem significativa. No entanto, é preciso clarificar a modalidade de cada CPU. Aqui fica um breve esclarecimento sobre cada processador e para que serve.

  • Ryzen 9 7950X: Este CPU topo de gama é concebido para proporcionar a melhor performance a gamers e criadores de conteúdo. Em média, há melhorias de 15% e 40% em gaming e criação, respetivamente. Com 16 cores e 32 threads com tecnologia SMT, a AMD descreve este processador como o melhor processador “do-it-all”.
  • Ryzen 9 7900X: Assim como o anterior, este CPU situa-se no topo da gama da série Ryzen 7000. Este processador é perfeito para gamers que também criem conteúdos em segundo plano.
  • Ryzen 7 7700X: Na gama média, o processador Ryzen 7 7700X destaca-se nos jogos AAA. Oferece uma excelente relação de qualidade e preço.
  • Ryzen 5 7600X: Este processador é o mais acessível dos quatro. É ideal para jogos mainstream. Apesar do número reduzido de cores e threads, consegue obter uma boa performance gaming.

Natureza Futurista

Um dos grandes destaques do anúncio da AMD é a natureza futurista da Zen 4 e AM5. O facto de se poder adquirir estas tecnologias e ainda assim utilizá-las para fazer upgrades no futuro é algo muito atrativo.

Características dos Processadores AMD Ryzen 7000

Aqui ficam as principais características da série Ryzen 7000 num ápice:

  • Suporte para memórias DDR5
  • Gráficos e armazenamento em PCIe 5.0
  • Novo software de overclocking AMD EXPO

Está  a tornar-se evidente que as memórias DDR4 já percorreram o seu caminho. Por isso, as recém chegadas DDR5 estão a crescer além das suas capacidades atuais. Os processadores da série AMD Ryzen 7000 já suportam as novas memórias. Além disso, a AMD desenvolveu um novo software para overclocking: o AMD EXPO. Isto permite fazer overclocking apenas num clique para que a latência reduza e o gaming fique ainda melhor.

Adicionalmente, os processadores têm capacidade para dispositivos de gráficos e armazenamento PCIe 5.0. Os SSDs PCIe 5.0 estão a caminho e ninguém quer ficar para trás.

Quando é que os CPUs AMD Ryzen 7000 São Lançados?

Por fim, a grande questão. Quando é que vamos ver estes processadores disponíveis para compra? Mais cedo do que possas esperar. Marca o dia 27 de setembro na tua agenda porque aí vais poder fazer um upgrade muito significativo ao teu sistema.

Ao mesmo tempo, serão lançadas as motherboards X-Series, com socket AM5 e chipset X670, assim como 15 kits de RAM DDR5 com AMD EXPO. Este lançamento vai demorar um pouco mais – está previsto para outubro.

Até Lá…

Enquanto esperamos ansiosamente pelos novos CPUs, podemos rever o anúncio e imaginar a potência com que o teu computador vai trabalhar. Estás empolgado com este lançamento? Diz-nos nos comentários.

0 0 votes
Classificação do Artigo
Subscrever
Notify of
guest
1 comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] outros da AMD que podes consultar aqui. Enquanto esperamos ansiosamente pelos processadores da nova geração, temos ainda uma excelente gama à […]