Antes de começarmos a explicar o que é o overclock, temos de fazer o alerta para que não o façam sem conhecimento prévio. Não aconselhamos a que mexam em qualquer configuração do vosso hardware, a menos que tenham conhecimento e experiência.

Depois deste aviso, vamos começar então por perceber o que é o overclock. Este é um procedimento em que, fazendo a alteração da velocidade de clock nos componentes, poderemos ser beneficiados com um aumento de desempenho dos mesmos.

A Intel e a AMD também já nos dão o TurboBoost e o TurboCore, que são um boost (espécie de overclock que a marca prepara) dado ao nosso CPU quando necessário.

O overclock é, maioritariamente conhecido por ser feito em processadores e placas gráficas, no entanto também é também feito em memórias RAM e até mesmo em monitores.

Onde é feito o overclock?

O overclock é possível de ser feito de várias formas, por exemplo, através da BIOS do próprio computador ou então através de softwares que existem e que são próprios para o efeito.

Para além do conhecimento técnico, é necessário também vários testes, pois apesar de um componente conseguir tecnicamente um certo aumento, não significa que fique a funcionar de forma estável.

O que é a velocidade clock de um processador?

A velocidade de clock é, na prática, a medição de quantos ciclos de cálculos o processador consegue fazer em apenas um segundo.

Quando vamos adquirir um processador e vemos, por exemplo 4,4 GHz (Gigahertz), significa que o processador tem uma velocidade de clock de 4,4 biliões de ciclos a cada segundo.

Assim sendo, é facilmente percetível que quanto mais velocidade de clock então melhor desempenho este vai ter.

Mas quais são as vantagens do Overclock?

Como já explicámos, é alterado o clock do componente. Em termos práticos, o que todos queremos é que o nosso hardware responda ainda melhor do que quando não tem qualquer alteração.

Assim, uma das vantagens é poder puxar um pouco mais pelos componentes e assim aproveitar toda a potência destes, antes de ter de adquirir novos componentes.

Há várias situações em que se sente esta melhoria, no entanto, a jogar e a editar imagem é onde se irá notar de forma mais rápida estas melhorias. E se a tua utilização diária do computador é simples e sem utilização de programas que requerem mais desempenho, então nem vale a pena pensares no overclock.

E as desvantagens?

A desvantagem mais conhecida é a diminuição da vida útil dos componentes. Uma das razões para isso é o aumento de temperatura do mesmo e desta forma ele acaba por aguentar menos tempo do que aquele para o qual foi testado e preparado. Este aumento de temperatura, também faz com que o sistema de refrigeração tenha de ser, muitas vezes, melhorado.

Outra grande desvantagem é a de podermos ficar sem estes componentes durante o processo ou, caso corra tudo bem, as peças poderão (ou não) ter um tempo de vida útil menor. Por isso, se gastamos 100€ num componente para ele durar 5 anos, fazendo o overclock temos de ponderar ter um ganho de desempenho a curto prazo mas temos de ter em conta que, eventualmente, teremos de despender de valor monetário para componentes num prazo mais curto.

É certo que nem sempre isto acontece, até poderemos ter um componente com overclock e durar o mesmo ou mais do que uma peça sem o aumento da velocidade de clock. De qualquer forma, é um alerta que temos sempre de fazer.

Se gostas deste mundo do overclock ou se apenas tens curiosidade, então também temos um evento para ti! Nos próximos dias 24 e 25 de Março de 2023, na loja de Globaldata do Porto, vai acontecer o Clock n’ Roll.

E tu, vais perder este evento?

Um evento cheio de desafios e prémios para quem nos visitar, quatro participantes que irão concorrer um contra o outro (1 vs 1) em cada um dos dias do evento. Como apresentador, contamos com o Hat Rat para vos animar durantes este Clock n’ Roll.

0 0 votes
Classificação do Artigo
Subscrever
Notify of
guest
0 comentários
Inline Feedbacks
View all comments