Como um verdadeiro gamer, tens de lidar com uma grande variedade de cabos. Já deves ter reparado que existem várias portas no teu monitor e talvez te questiones sobre para que servem. Afinal, qual a melhor interface para um computador de gaming?

Com tantas conexões de vídeo disponíveis, vamos segmentá-las em três tipos – HDMI, DisplayPort e DVI. Neste artigo, vamos esclarecer algumas dúvidas que possam surgir. Vamos diferenciá-las, mostrar a utilidade de cada uma e ajudar-te a perceber qual é a melhor para ti.

HDMI

HDMI, ou High-Definition Multimedia Interface, é o tipo mais comum dos três. As televisões mais modernas tendem a utilizar este tipo de interface, tal como a maioria dos monitores de gaming. Isto deve-se ao facto de transmitir não só vídeo, mas também áudio. Assim, é ideal para equipamentos multimédia e consolas de gaming, como a PlayStation ou a Xbox. A conexão dois-em-um é mais fácil de configurar.

Se pretendes conectar um computador a uma televisão, HDMI é a melhor opção. Os cabos são baratos, fáceis de configurar e há muitas unidades disponíveis – vais poupar tempo e chatices. Por outro lado, se pretendes conectar um computador a um monitor, pode não ser a melhor escolha. A interface HDMI é simples mas apresenta limitações, nomeadamente a resolução e os frame rates. O HDMI 2.0 permite resoluções 4K a 60 FPS, enquanto a maioria das televisões só é compatível com HDMI 1.4. Isto limita a imagem a resoluções de 3820 x 2160 píxeis e a 30 FPS. Caso queiras as melhores definições gráficas a jogar, ou precisas de um novo ecrã ou de outro tipo de ligação.

DisplayPort

Assim como HDMI, DisplayPort (abreviado para DP) tem capacidade para transmitir vídeo e áudio. Este formato é concebido para conexões informáticas e, por isso, é raro em televisões. Se tens um monitor gaming dedicado ao teu computador, certamente deves estar a utilizar um destes cabos. Se não estás, devias. A ligação DP tem a mesma resolução que a HDMI 1.4, mas garante uns apelativos 60 FPS. Além disso, existe outra grande vantagem.

A ligação DP suporta Multi-Stream Transport (MST), ou seja, transmite imagem para vários destinos. Se tens o objetivo de utilizar vários monitores, DP é uma ótima escolha. Também tem vantagens quanto ao refresh rate, sendo ideal para monitores com tecnologia AMD FreeSync ou Nvidia G-Sync. Ambas as empresas utilizam DP para ajudar a reduzir o tearing, melhorando a experiência gaming e tornando-a mais fluida.

DVI

Por último, vamos falar da ligação por DVI. A sigla significa Digital Visual Interface e, assim como DP, é normalmente encontrada em monitores de computador.

Existem várias peculiaridades que distinguem DVI de HDMI e DP. Em primeiro lugar, não transmite áudio. Como a maioria dos monitores não tem colunas internas, isto não é um problema. Em segundo lugar, DVI está disponível em cinco formatos diferentes. O formato define a performance obtida.

O mais antigo desses formatos é o DVI-A, que fornece sinal analógico. Depois, o DVI-D (digital signal) e o DVI-I (Integrated analog e digital signal). Ambos têm versões single-link e dual-link. Estas versões referem-se à banda larga que o cabo pode carregar. Ainda assim, as ligações HMDI e DP são superiores. A ligação por DVI está a tornar-se ultrapassada para quem pretende uma resolução alta. A grande vantagem é o facto de garantir um refresh rate de 144Hz a 1080p (DVI-D). Portanto, se pretendes uma experiência de visualização suave, não é um erro considerar a interface DVI para gaming.

Compra um Monitor À Medida

Agora que percebeste as principais diferenças entre as várias ligações, deves escolher um monitor que se adeque às tuas preferências. Na Globaldata, temos uma vasta gama de monitores para te ajudar a obter uma experiência visual rica e imersiva. Explora os nossos modelos e toma uma decisão informada.

Imagem de monitor gaming

Monitor Asus TUF Gaming VG249Q
90LM05E0-B03170

  • Monitor de 23.8″ com uma resolução FHD
  • Painel IPS
  • Tempo de resposta de 1ms e refresh rate de 144Hz
  • Tecnologia AMD FreeSync
Imagem de monitor gaming

Monitor Samsung Odyssey G5 AG500
LS27AG500NUXEN

  • Monitor de 27″ com uma resolução QHD
  • Painel IPS
  • Tempo de resposta de 1ms e refresh rate de 165Hz
  • Tecnologia AMD FreeSync Premium Pro

No nosso blog, publicámos um artigo sobre os vários tipos de monitor e as vantagens de cada um. Podes consultá-lo para obteres mais informações aqui.

0 0 votes
Classificação do Artigo
Subscrever
Notify of
guest
1 comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Miguel Gonçalves
Miguel Gonçalves
5 months ago

Tenho um monitor gaming 24″ 165hz 0,5ms e tenho a playstation conectada por hdmi, mas quando tiver uma torre gostaria de obter um segundo monitor, sendo assim pelo que entendi o DP é a melhor alternativa pois serve para usar 2 monitores ao mesmo tempo é o melhor para gaming e a PS pode continuar conectada ao hdmi, correto?