A Netflix anunciou que em 2022 vai entrar para a indústria de gaming. Contudo, a empresa tem avançado a notícia com alguma cautela e precaução, mantendo muitos detalhes por desvendar.

A verdade é que o mercado de streaming de jogos é bastante concorrido mas a Netflix espera vir a ter um papel importante no que toca a este ramo.

A indústria do gaming está constantemente em ascensão e o número de jogadores aumenta a cada ano que passa em todo o mundo. Com isto, a Netflix pretende cativar novos assinantes, uma vez que se tem tornado mais difícil atrair clientes. Em 2020, ano de plena pandemia, os números foram muito positivos. Este ano os resultados não estão a ser tão animadores, e a Netflix pretende virar o jogo.

No último mês, contratou Mike Verdu, que já ocupou cargos no Facebook, na Oculus e na EA Mobile – sempre associado ao desenvolvimento de jogos. Na Netflix, vai ser vice-presidente desse mesmo departamento. Nos próximos meses, o resto da equipa deve ser anunciado.

Como será o gaming da Netflix?

Esta é uma pergunta importante que ainda carece de muitas explicações. A Netflix já avançou que pretende lançar vários conteúdos baseados numa das inspirações deste seu ousado passo – Black Mirror Bandersnatch. Neste filme interativo, o consumidor pode escolher vários passos da personagem e influenciar o desenvolvimento da história. Quando Black Mirror Bandersnatch foi lançado teve um impacto positivo e imediato, deixando água na boca dos entusiastas de cinema. Para além de inovador, este tipo de conteúdo pode, de facto, atrair mais assinantes. A Netflix promete aproveitar os conteúdos exclusivos que já produziu, como Stranger Things, Osark ou The Witcher.

Imagem da série The Witcher
The Witcher, um exclusivo da Netflix, foi um dos seus maiores sucessos

Por outro lado, a empresa norte-americana quer também apostar inicialmente em jogos mobile, que não exigem descarregamento de conteúdo. Não será necessário mudar de aplicação – existirá um separador adicional para os jogos. 

Custos do gaming na Netflix?

A Netflix já admitiu que o gaming na aplicação não vai ter custos adicionais para os assinantes. Pelo menos inicialmente e enquanto estiver num período mais prematuro e de conteúdo menos complexo. O objetivo passa por perceber o nível de recetividade dos subscritores ao novo catálogo de jogos e se isso vai atrair novos assinantes. Assim, vai ser possível delinear um plano mais concreto neste novo passo.

A empresa pretende assim concorrer com outros “tubarões” que já começaram a apostar neste mercado há mais tempo. A Apple, com Apple Arcade, com uma assinatura de 5 dólares por mês, e a Google, com Arcadia, de 10 dólares por mês, que disponibilizam uma longa lista de jogos aos seus assinantes, vão ser, em princípio, os principais concorrentes a curto-médio prazo. A Netflix apesar de ainda se estar a iniciar como competidora pode aproveitar a popularidade que tem. Ao contrário da Apple e da Google, que tiveram de atrair novos subscritores, a Netflix vai tirar partido dos assinantes que já tem.

Onde jogar?

Como já foi referido anteriormente, a aplicação da Netflix vai ter um separador próprio para o espaço de gaming. Não será necessário abrir nenhum software adicional. Assim sendo, vai ser possível jogar em todos os dispositivos, como computadores, telemóveis, televisões e tablets.

Imagem do site da Netflix
Quando se trata de utilizar a aplicação da Netflix, as opções são vastas

Os dispositivos perfeitos

Mas não é por ser compatível com vários aparelhos que a qualidade da imagem e da performance é ignorável. Nesta parte do artigo, vamos apresentar-te as melhores opções da nossa loja para estares preparado quando este novo serviço da Netflix chegar.

O Telemóvel

Começando pelos telemóveis, o ideal seria um smartphone com uma excelente qualidade de imagem e um display grande. Desta forma, o escolhido tem de ser o Samsung Galaxy S20 de 6.9”. É um modelo com um das maiores telas, sem notch e sem moldura, criando um ambiente cinematográfico envolvente e único. A qualidade de imagem também é muito boa – com um taxa de atualização de 120Hz, o ecrã atualiza 120 vezes por segundo, proporcionando uma experiência de visualização inigualável. É importante salientar que toda a gama dos Samsung Galaxy S20 e S21 são ótimas opções quando se pretende boa qualidade de imagem. Este telemóvel encontra-se com um incrível desconto de 42%.

Imagem do Samsung Galaxy S20

O Computador

Seguem-se os computadores. Aqui, apresentamos-te duas opções: um monitor para o teu PC, e um computador portátil. O monitor de eleição é o Aorus FV43U de 43” da Gigabyte.  O Aorus garante uma performance gráfica de qualidade para todo o tipo de entretenimento, incluindo gaming. Refresh rate de 144Hz, resolução 4K e certificação Display HDR1000 são algumas das características que podes esperar. Para melhorar, este monitor encontra-se em promoção na nossa loja. Em seguida, para computador portátil, o MSI Prestige de 14” é a nossa escolha. Com um processador i7, 16GB de RAM, gráfica NVIDIA GeForce GTX 1650, este computador permite-te jogar e ter uma experiência de visualização rica, com resolução 4K. O MSI Prestige de 14” também está com desconto na Globaldata.

A Televisão

Quando a tarefa é passar tempo na Netflix, não se pode dispensar uma boa Smart TV. Contudo ainda não se sabe como é que se vai processar o gaming nas televisões. Existe o exemplo da Apple TV em que o Siri Remote é utilizado como controlador. A nossa escolha é a Smart TV Hisense de 55”. A imagem 4K é muito nítida e garante uma boa performance para cinema. Como não poderia deixar de ser, tem ainda acessos diretos para a Netflix nos seus comandos.

Imagem da Smart TV Hisense de 55"

O Tablet

Por último, um tablet adequado ao streaming. E a nossa escolha é mais uma promoção. O Samsung Galaxy Tab S5 encontra-se com um desconto de 23%. Melhor ainda são as características com que vem artilhado. Ecrã de 10,5”, gráfica Adreno 615, 4GB de RAM e 64GB de armazenamento. A tela sAMOLED oferece uma resolução impressionante, com cores deslumbrantes, perfeita para ver séries e filmes na Netflix, e, num futuro próximo, jogares.

Imagem do Tablet Samsung Galaxy Tab S5

Está claro que esta é uma decisão que ainda vai precisar de muitos ajustes e esclarecimentos por parte da firma norte-americana. A grande questão que se impõe é se este será um passo certeiro da gigante Netflix ou um fracasso.

0 0 votes
Classificação do Artigo
Subscrever
Notify of
guest
0 comentários
Inline Feedbacks
View all comments