AMD ou Intel? Ryzen ou Alder Lake? Sejamos sinceros, escolher um processador não é fácil. Neste artigo, vamos explicar tudo o que precisas para que tomes uma decisão informada.

Optar pelo melhor para o teu novo PC de gaming é difícil. Deves escolher AMD ou Intel? No entanto, temos todas as informações de que precisas para decidir, desde a arquitetura até computadores pre-buil da AMD e da Intel.

Processadores Intel

A gama de 12ª geração da Intel, Alder Lake, é a mais recente dos processadores que oferecem excitantes novas características para gamers. A 12ª geração é concebida para aproveitar o Windows 11 ao máximo. Além disso, introduz uma inovadora arquitetura híbrida compatível com tecnologia de ponta.

Arquitetura Híbrida e Tecnologia Melhorada

A Alder Lake introduziu uma inovadora arquitetura híbrida. Oferece dois tipos de cores de processamento. O P-core é designado para single-thread e performance de alta frequência. Este core processa a maioria das cargas de trabalho.

Por outro lado, o E-core encarrega-se de distribuir tarefas de fundo pelos múltiplos cores e threads, maximizando a eficiência. Isto não só ajuda a conservar energia quando alguns cores não são necessários, como também resulta numa melhoria de 40% em relação aos CPUs Intel Sky Lake. Os cores E e P trabalham em conjunto para melhorar a performance em aplicações que assim o exijam.

A última geração de processadores Intel tem ainda capacidade para as tecnologias mais recentes. Suportam memórias DDR5, PCIe 5.0 e conectividade por wifi 6e Gig+ ultrarrápida.

Que Processador Intel Escolher?

Core i9

Concebido para puro poder, os Core i9 têm 16 cores (16 threads), uma velocidade de clock máxima de 3.4GHz de base, de 5.5GHz de boost e um TDP de até 125W. Assim, são ideais para criadores de conteúdo que precisem de jogar e fazer streams.

Core i7

Os Core i7 são uma ótima escolha para gamers que pretendam uma boa performance e para criadores de aplicações. Com 12 cores (20 threads), uma velocidade de clock máxima de 3.6GHz de base, de 5.0GHz de boost, utilizando Turbo Boost Max 3.0, e um TDP de 125W.

Core i5

Estes CPUs oferecem até 10 cores (16 threads), uma uma velocidade de clock máxima de 3.7GHz de base, de 4.9GHz com Turbo Boost 2.0 e TDP até 125W.

Core i3

Os Core i3 têm até 4 cores (8 threads), uma velocidade de clock máxima de 3.3GHz de base e de 4.3GHz de boost. Por isso, estes processadores são ideais para jogos mais antigos, consumo de conteúdos e navegação na internet.

À procura de um Computador de Gaming Intel?

Por fim, se estás à procura de um computador Intel para jogar, vamos apresentar-te um PC. Este King Mod está pronto a enviar, depois passar por testes rigorosos. Além disso, ainda recebes ofertas exclusivas.

Imagem do Computador King Mod Gamer NZXT Intel

Computador King Mod Gamer NZXT

  • Processador Intel Core i5
  • Placa gráfica GeForce RTX 3060 Ti
  • Kit 16GB (2 x 8GB) de RAM
  • Oferta do Norton 360 for Gamers

Processadores AMD

A série 5000 de processadores AMD oferece uma performance excecional para gamers, criadores e profissionais. Existem três modelos de CPUs. Os Ryzen 9, Ryzen 7 e Ryzen 5, e têm inúmeras variantes.

Ryzen 9

Os processadores Ryzen 9 estão no topo da gama AMD e oferecem um desempenho realmente impressionante. Por isso, têm capacidade para realizar qualquer tipo de tarefa. Estão equipados com 12 ou 16 cores (16 threads), uma velocidade de clock de 4.5GHz e suportam RAM DDR4 até 4600MHz.

Ryzen 7

Os Ryzen 7 são uma ótima escolha para os gamers que querem jogar os mais recentes jogos AAA com refresh rates altos e resolução 4K. Caracterizam-se pelos 8 cores (16 threads), uma velocidade de clock de 4.7GHz e têm capacidade para RAM DDR4 de 3600MHz de velocidade.

Processadores como os Ryzen 7 5800X são perfeitos para gamers.

Ryzen 5

Os CPUs Ryzen 5 têm uma excelente relação de qualidade e preço. Com 6 cores (12 threads) e uma velocidade de clock de 4.6GHz garantem uma performance competente. Também suportam memórias DDR4 de 3600MHz de velocidade.

À procura de um Computador de Gaming AMD?

Tempo para jogar. A Globaldata tem uma vasta gama de computadores com CPUs Ryzen. Assim sendo, a nossa equipa de profissionais selecionou um computador topo de gama, com um sistema de watercooling personalizado. O King Mod Liquid Scorpion está preparado para qualquer aventura.

Imagem do Computador King Mod Liquid Scorpion AMD

Computador King Mod Liquid Scorpion

  • Processador AMD Ryzen 7
  • Placa gráfica RTX 3080
  • Kit 32GB (2 x 16GB) de RAM
  • Loop de watercooling personalizado
  • Oferta de Norton 360 For Gamers + Cadeira noblechairs

E tu, que processador tens no teu sistema? Estás a pensar fazer um upgrade? Diz-nos nos comentários.

0 0 votes
Classificação do Artigo
Subscrever
Notify of
guest
1 comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Se estás com dúvidas sobre qual é o CPU ideal para o teu sistema, estas podem ser excelentes opções. Se a tua dúvida é ainda mais profunda e não consegues escolher entre a AMD e a Intel, temos um artigo que podes consultar aqui. […]